Secretaria de Educação faz esclarecimento sobre acusação de sucateamento de ônibus escolar

Secretaria de Educação faz esclarecimento sobre acusação de sucateamento de ônibus escolares municip

Webmaster 07/10/2011 - 14:35
Em referência à declaração de um vereador publicada no site da Câmara Municipal de Descalvado e em alguns órgãos da imprensa local na semana passada de que os ônibus escolares da prefeitura do município estariam sucateados, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura esclarece que, em nenhuma ocasião, mantém em atividade veículos escolares cujo estado de conservação oferece risco à segurança não só de seus passageiros e motoristas, mas também de pedestres, ciclistas e demais usuários do trânsito.

Os ônibus nessa condição são prontamente tirados das ruas e levados a uma garagem no Parque Morada do Sol, na zona oeste da cidade, onde permanecem parados até que sejam conduzidos ao Almoxarifado Municipal para troca de pneus desgastados ou a oficinas mecânicas para consertos diversos e/ou substituição de autopeças.

Somente após a realização completa desses serviços e a sua respectiva checagem é que os carros voltam a circular e a servir à população.

Neste sentido, convém informar que, desde 2009, a Secretaria investiu cerca de R$ 450 mil na manutenção dos ônibus que transportam os alunos da rede pública municipal de educação. Além da compra de peças e pneus, cujo valor total passa de R$ 175 mil no período, os serviços contratados incluem revisão geral periódica, solução de problemas mecânicos específicos, alinhamento e balanceamento de pneus, reparo de avarias na lataria, substituição de vidros das janelas, pintura da carroceria, reforma dos bancos, entre outros.

Também durante a gestão atual da pasta, a frota foi incrementada com a aquisição de mais três micro-ônibus e seis ônibus 0 km – dois deles foram disponibilizados pelo governo do Estado de São Paulo.

Vale destacar que o micro-ônibus Volare V8L placas CPV 8972 foi o único num conjunto de quase 20 veículos escolares da Prefeitura Municipal de Descalvado a ter sido alvo da acusação do vereador.

O chefe da Seção Municipal de Vigilância e Transporte Escolar, setor do Poder Executivo local diretamente responsável pela administração dos veículos escolares do município, admite que, de acordo com as imagens apresentadas pelo político, alguns pneus do carro aparentavam, de fato, algum desgaste – natural, diga-se de passagem, isto é, resultado inevitável e esperado da rodagem em estradas de terra batida e cascalho.

No entanto, o profissional, que tem 18 anos de experiência como motorista de automóveis de grande porte, inclusive ônibus, assegura que não havia nenhuma possibilidade de o veículo colocar os passageiros em perigo, já que é dotado de pneus suplementares exatamente para evitar acidentes inesperados, garantindo a segurança dos usuários.

Mesmo assim, antes de o carro ter sido fotografado, já estava determinado que seria recolhido à garagem ao final das atividades programadas para o último dia 27 e teria os pneus gastos substituídos por outros totalmente novos.
Além disso, o escapamento do veículo, que o vereador declarou estar amarrado por uma corda, encontrava-se em perfeito estado de conservação e funcionamento na ocasião da suposta denúncia e ainda está assim.

Na verdade, o micro-ônibus, que tem aproximadamente apenas um ano de uso, ao percorrer a zona rural de Descalvado, onde busca crianças de quatro e cinco anos de idade que são transportadas a Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil) da cidade e depois levadas de volta às suas casas, passou sobre uma rede de pesca a qual ficou presa na parte interna da roda traseira direita, impedindo que o motorista e os passageiros a avistassem – o itinerário alcança as proximidades de cursos d’água onde se faz pescaria, como, por exemplo, rios e córregos.

Portanto, ao contrário do que afirmou o vereador, o objeto não estava sendo usado para segurar o escapamento, não só porque o material da rede derreteria rapidamente devido ao calor da peça, mas também porque esta está instalada do lado esquerdo do veículo. A incoerência pode ser facilmente constatada ao comparar a primeira das imagens a seguir, publicada na semana passada, com as demais, que foram tiradas do mesmo micro-ônibus Volare V8L placas CPV 8972.

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura estranha, ainda, a atitude precipitada do político, que nem sequer se dignou a solicitar à pasta esclarecimentos sobre o assunto antes de levar aos meios de comunicação as acusações sobre supostas irregularidades, as quais se confirmam improcedentes após este esclarecimento.

A Secretaria aproveita a oportunidade gerada pela publicação desta nota para convidar o político e toda a população para conhecer de perto a frota de veículos escolares que transportam os alunos da rede pública municipal de educação e avaliar o seu funcionamento e estado de conservação.

Vale a pena inteirar-se também dos demais serviços que os carros vêm prestando gratuitamente aos moradores de Descalvado desde 2009, o primeiro ano da administração Panone-Becão.

Além das mais de 120 crianças em idade pré-escolar da zona rural que passaram a frequentar Emeis na cidade graças aos micro-ônibus que, com o acompanhamento de monitoras, as buscam e as deixam de volta em casa, podem-se mencionar:

•Os 35 adolescentes de 14 a 17 anos que, de segunda a sexta-feira, no início do contraturno escolar, são transportados das escolas que frequentam até o Centro de Convivência Prof.ª Maria Aparecida Fioroni Kastein, a Fepasa, ou até o Centro Experimental de Veterinária e Agronomia do campus local da Unicastelo (Universidade Camilo Castelo Branco), onde participam do programa Jovem Aprendiz Rural, do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) – a realização do programa no município conta com a colaboração do Sindicato Rural Patronal de Descalvado;

•Os 30 trabalhadores rurais funcionários da Usina Ipiranga de Açúcar e Álcool que têm à sua disposição transporte de ida-e-volta para frequentar cursos de alfabetização de jovens e adultos oferecidos à noite na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Cel. Tobias, também conhecido como Grupo.

Por fim, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura está de portas abertas e à disposição de toda a população, inclusive dos vereadores, também para prestar mais esclarecimentos sobre o assunto e sobre outras matérias de interesse popular pertinentes à pasta.



Logo do Facebook Deixe seu comentário