Artista visual de Descalvado leva município à final do Mapa Cultural Paulista

Artista visual de Descalvado leva município à final do Mapa Cultural Paulista

Webmaster 08/10/2011 - 23:00
A artista visual nascida em Descalvado Ana Carolina Brambilla Costa, conhecida artisticamente como Ana Brambilla, classificou-se no último dia 16 de setembro para a etapa final do Mapa Cultural Paulista 2011/2012.

Criado em 1995 pela Secretaria Estadual da Cultura de São Paulo, o Mapa procura identificar, valorizar e promover o intercâmbio da produção cultural no território paulista e, ao mesmo tempo, estimular a participação dos municípios em atividades culturais.

Na prática, trata-se de uma espécie de competição realizada em três fases – municipal, regional e estadual, a última fase – nas quais artistas residentes em São Paulo expõem suas obras.

A fim de organizar o mapeamento cultural previsto no projeto, o Estado foi dividido em 13 regiões administrativas: Grande São Paulo, São José dos Campos, Sorocaba, Vale do Ribeira, Baixada Santista, Araçatuba, Presidente Prudente, Marília, Bauru, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Campinas e Araraquara – a região em que Descalvado está inserida.

“[A classificação] foi uma ótima surpresa!”, exclamou Brambilla, inscrita na categoria Artes Visuais, que compreende trabalhos de artes plásticas, desenho de humor e fotografia. “Os resultados positivos estão solidificando minha confiança na Arte enquanto profissão e impulsionando meu empenho no trabalho artístico”.

A artista participa com a obra “Femininos”, composta por meio da técnica de transferência de fotocópia (xerox) com solvente sobre peças de roupa. Idealizada em 2009 a partir de pesquisa sobre memórias familiares, a obra contém uma coleção de roupas de dormir das mulheres da família da descalvadense, nomeadamente as peças que compunham o enxoval de casamento.

“Essas peças têm uma importância muito grande na vida das mulheres, porque estavam ligadas ao casamento, que era considerado como um ponto de orgulho na vida feminina de gerações anteriores”, explicou a descalvadense. “Através da técnica de transferência de xerox com solvente, busquei impregnar nas camisolas, calcinhas e saiotes o significado daquilo que está oculto, porém sempre presente: o dia do casamento”.

A fase municipal do certame foi realizada em julho deste ano, e a fase regional, entre os últimos dias 12 e 16 de setembro em São Carlos (40 km a oeste de Descalvado).

“Significa muito para mim enquanto artista plástica ter meu trabalho reconhecido e selecionado”, revelou Ana Brambilla sobre a sensação de estar representando sua cidade-natal em um programa cultura de abrangência estadual. “Enquanto moradora de Descalvado e trabalhadora da cultura e da educação, acho importantíssimo que tenhamos representantes não só neste evento, como em outros salões e festivais que acontecem na região”.

A etapa final da exposição está programada para ocorrer no próximo ano, na capital. Nela cinco artistas de cada categoria serão selecionados para receber o Prêmio Estímulo, de R$ 1,2 mil.

A representante local acredita que a disputa difícil será difícil, já que concorrerá contra artistas de cidades com muita tradição no cenário cultural do país, como Campinas (152 km ao sul de Descalvado) e Ribeirão Preto (105 km ao norte de Descalvado).

“Espero, porém, que o debate com os jurados seja positivo e construtivo.”

A edição 2011/2012 do Mapa Cultural Paulista abriga, ainda, outras seis categorias, cada uma correspondendo a uma expressão artística diferente: Música Instrumental, Canto Coral, Teatro, Dança, Vídeo e Literatura – Conto, Poema e Crônica.

Esta não é a primeira vez que a descalvadense participa do Mapa. Na edição 2003/2004, classificou-se para a fase regional na categoria Teatro e, em 2009/2010, com o Grupo Teatral Galhofas, conquistou o segundo lugar da região.

Currículo. Graduada em Licenciatura em Artes Visuais pela Unicamp (Universidade Estadual Paulista), Ana Brambilla tem 22 anos e trabalha como arte-educadora na unidade local da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).

Como integrante do Grupo Galhofas participou da apresentação da peça “A sopa de pedra”, de Tatiana Belinky, no último dia 7 de setembro, na Praça João Marchetti – a entrada para o espetáculo foi gratuita.

No último dia 3 de setembro, na Praça Luís Celso Antonio, no bairro Jardim do Lago, ela deu mais uma mostra de seu talento ao confeccionar xilogravuras no Sacode a Praça a convite da Divisão Municipal de Cultura – xilogravura ou xilografia é uma técnica de ilustração na qual o desenho é entalhado em madeira e impresso em alto relevo sobre papel.

Também neste ano, a artista visual representou Descalvado no Território da Arte de Araraquara (81 km a oeste de Descalvado) e foi premiada na modalidade Arte Contemporânea.



Logo do Facebook Deixe seu comentário