Outro prédio público é entregue revitalizado. Dessa vez foi o CRAS

Outro prédio público é entregue revitalizado. Dessa vez foi o CRAS

Webmaster 08/10/2011 - 23:00
O espaço em que funciona o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) foi entregue à população totalmente revitalizado. O prédio funciona na rua 24 de Outubro, 483, e concentra serviços sócio-assistenciais da Proteção Social Básica, visando a inclusão social das famílias, promovendo a cidadania através de programas, projetos e serviços.

O Centro é um organismo ligado à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, que tem à frente a primeira-dama Jose Panone, e será coordenado pela terapeuta Mônica Cocca Fassio recebeu o nome de “Renato Pessoa”, que fundador do Lar Educacional “Pai Jacob.

Na cerimônia de entrega estiveram presentes o prefeito Luís Antonio Panone, a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social primeira-dama Jose Panone, os vereadores Sebastião José Ricci (PP) e Gilson dos Santos Rodrigues (PT), a presidente do Lar Educacional Descalvado Regina Mattos e familiares do homenageado.

Mariza Aparecida Pessoa e Renato Pessoa, filhos de Renato, estiveram representando os familiares do homenageado. Em seu depoimento, Mariza se lembrou da infância de luta do pai, que dos 9 aos 12 anos de idade chegou a trabalhar de engraxate. “O lugar do nome dele é aqui”, disse Mariza, que recebeu como lembrança toalhas da Casa do Artesão.

Já Regina Mattos também afirmou que o nome de Renato Pessoa estava “no lugar certo” e que o legado deixado pelo patrono do CRAS deverias ser seguido por todas as pessoas, “o de fazer algo sem pedir nada em troca. Parabéns, Panone. Em nome do Lar, da diretoria e de todos os que passaram por lá”.

O prefeito Panone abriu o seu pronunciamento enaltecendo a figura de Renato Pessoa que, segundo o chefe do Executivo, foi uma das primeiras pessoas com quem teve contato assim que sua família mudou-se para Descalvado. Segundo Panone, o CRAS é a “porta de entrada, um guarda-chuva das políticas públicas voltadas para o desenvolvimento social. O bem não está em atender as necessidades imediatas, apenas. Às vezes é preciso doar mantimentos, mas acima de tudo é necessário o resgate da dignidade, da cidadania. Espero que esse espaço ilumine a todos os que vem em busca, não só de alimentos, mas de um alento por dias melhores”.

“O CRAS é Espaço público que atua com famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social. O objetivo desse local, denominado Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), é orientar a população e possibilitar o fortalecimento da cidadania e dos vínculos familiares e comunitários.
A implantação e o funcionamento dos CRAS obedecem às determinações da Política Nacional de Assistência Social (PNAS). A unidade é responsável pelo mapeamento e organização da rede socioassistencial de proteção básica, além da inserção das famílias nos serviços socioassistenciais promovidos pelo município e pelas demais esferas do poder público. Trabalhamos na perspectiva da inclusão social e prevenção da vulnerabilidade", falou Estela Mônica Cocca Fassio, coordenadora do CRAS.

"A equipe técnica do CRAS, composta por Assistentes Sociais e Psicólogo, identificam as necessidades dos indivíduos e das famílias, os acolhe e insere em atividades coletivas como grupos de famílias, palestras e oficinas produtivas", explicou Mônica. Para a PNAS, são considerados serviços de proteção social básica aqueles que potencializam a família como unidade de referência, visando à convivência, a socialização, o acolhimento e o protagonismo dos usuários.

Ainda segundo a coordenadora, “são oferecidos também orientações e encaminhamento para participação em programas sociais (BPC, Ação Jovem, Peti, Bolsa Família, Cadastro Único e Renda Cidadã), acolhimento, triagem psicossocial, visitas domiciliares, enfim, o PAIF- Programa de Atenção Integral as Famílias”. Para ter acesso a esses serviços é necessário comparecer à unidade do CRAS localizado a Rua 24 de Outubro, nº 483, Centro e marcar uma triagem para a inserção nos serviços oferecidos. Nossa abrangência é de todos os bairros do município. Horário de funcionamento é das 7h Às 17h, de 2ª a 6ª feira.

Logo do Facebook Deixe seu comentário