Projeto de implantação do programa “Cidade Digital” passa na fase final de habilitação, se

Projeto de implantação do programa “Cidade Digital” passa na fase final de habilitação, segundo o Mi

Webmaster 21/10/2011 - 00:20
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por intermédio de portaria, informa que o projeto de implantação do Programa de Fomento à Elaboração e à Implantação de Projetos de Inclusão Digital e Infraestrutura para Cidade Digital, em Descalvado, passou na fase final de habilitação. Segundo o gerente de Projetos, Convênios e Contratos Marcelo de Santi, começa agora a fase de seleção dos projetos habilitados, sendo que no dia 7 de novembro será divulgado o resultado final dos projetos aprovados.

Em 2 de junho, o prefeito Luís Antônio Panone e o deputado federal Newton Lima (PT-SP) estiveram reunidos em Brasília com a secretária de inclusão digital do Ministério das Comunicações (MC) Lygia Pupatto. Na pauta, a busca de apoio para implantação do projeto “Cidade Digital” em nossa cidade, que consumirá recursos no valor de R$ 2,5 milhões. O chefe do Executivo descalvadense esteve acompanhado do vereador Gilson dos Santos Rodrigues (PT).

“Tenho expectativa positiva quanto à aceitação do nosso projeto, que promoverá internet gratuita para todos, interligação dos diferentes setores da prefeitura, aumento da transparência nos atos de governo e facilitação de acesso aos serviços públicos”, disse à época o prefeito Panone.

A reunião com a secretária do MC, que é responsável pela implantação do novo projeto do Governo Federal chamado “Cidade Digital”, foi resultado do encontro que Panone e Newton Lima tiveram com o ministro das Comunicações Paulo Bernardo. Depois de receber em mãos o projeto elaborado pela prefeitura de Descalvado, ele rapidamente encaminhou a demanda para análise da Secretaria de Inclusão Digital.

“Entendo que iniciativas como esta precisam ser multiplicadas no país para que definitivamente entremos na Era da Comunicação Digital”, defendeu o deputado Newton Lima, que apoia o projeto não só pelo mérito, mas também na qualidade de coordenador proponente da Subcomissão de Banda Larga na Comissão Permanente de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados.

Lygia Pupatto elogiou a iniciativa do prefeito e do parlamentar. Ela ainda esclareceu que o projeto “Cidade Digital” é novo e que os critérios de avaliação dos projetos apresentados estarão definidos até o final do mês. Para Lygia, Descalvado é forte candidata a ser contemplada, pois “reúne características de desenvolvimento e tamanho populacional coerentes com a proposta do Cidade Digital”, avalia a secretária, que submeteu o projeto à análise da área técnica do Ministério das Comunicações.

Para Panone, a demanda de Descalvado conta com o apoio “de quem entende do assunto”. Segundo o prefeito, “Newton, sempre sensível às reivindicações da população de Descalvado e absolutamente antenado com a modernidade, é o grande patrono desse pleito de inclusão digital junto ao Ministério das Comunicações”.

“Cidade Digital” - Em novembro do ano passado, o técnico em comunicação Roberto Borges Boaventura apresentou o projeto de implantação do programa “Cidade Digital”, que começará pela Educação, podendo interligar os demais departamentos da prefeitura e, num futuro próximo, oferecer internet gratuita para toda a população descalvadense.

Pelo projeto, após o mapeamento dos pontos mais altos de Descalvado, serão instaladas quatro antenas na cidade, que vão comunicar entre si, transmitindo dados, imagens e voz, via rádio.

Preliminarmente, será desenvolvido software de gestão interligando os estabelecimentos de ensino, criando uma espécie de rede municipal de comunicação. Por esse sistema, por exemplo, os pais poderão acompanhar as atividades dos filhos nas escolas, como freqüência, boletins e até mesmo a presença deles na sala de aula, pela internet, SMS ou pelos totens que serão instalados em pontos da cidade.

Na campo da Segurança Pública, o sistema permite a instalação de câmeras do estilo “speed dome”, com alcance de até a 4 quilômetros, possibilitando até mesmo o monitoramento dentro das salas de aula. As imagens seriam transmitidas para uma central, que retransmitiria esses dados para os órgãos de segurança e de lá para a residência dos pais, que teriam uma senha para acessar as imagens.

Com o Cidade Digital, de acordo com Boaventura, criada a rede, a comunicação se daria pela tecnologia VoIP (Voice over Internet Protocol), tornando possível a realização de chamadas telefônicas totalmente gratuitas, inclusive para celulares, nas ligações internas, e a redução de 50% dos custos das tarifas para ligações externas, representando uma significativa economia na conta telefônica. Não serão necessários linhas telefônicas ou serviços de acesso à internet.
Logo do Facebook Deixe seu comentário