Copa 2014: Brasil joga em São Paulo, Fortaleza e Brasília e pode não atuar no Rio; veja os

Copa 2014: Brasil joga em São Paulo, Fortaleza e Brasília e pode não atuar no Rio; veja os caminhos

Webmaster 21/10/2011 - 08:15
A Fifa divulgou o calendário oficial da Copa do Mundo de 2014 nesta quinta-feira e já confirmou parte da caminhada do Brasil no Mundial, que está previsto para ocorrer entre 12 de junho e 13 de julho


A Fifa divulgou o calendário oficial da Copa do Mundo de 2014 nesta quinta-feira e já confirmou parte da caminhada do Brasil no Mundial, que está previsto para ocorrer entre 12 de junho e 13 de julho. Por ser país-sede, a seleção já está definida como cabeça de chave do grupo A, com jogos confirmados em São Paulo, Fortaleza e Brasília.

Apesar de estar confirmada como local da decisão do torneio, o Rio de Janeiro pode não ter a honra de receber o Brasil no Mundial. Isso porque a Cidade Maravilhosa não tem jogos da seleção previstos para a primeira fase e nem para as oitavas, quartas e semifinais. Caso o Brasil caia nas semifinais, o terceiro lugar será disputado em Brasília.

Como aconteceu em 2006 e 2010, o jogo inaugural da Copa será feito pelo país-sede. Local de abertura, prevista para o dia 12 de junho. No dia 17, Fortaleza será a sede na segunda rodada. A seleção vai encerrar sua participação na primeira fase do Mundial em Brasília, no dia 23.

Caso conquiste o primeiro lugar da chave, o Brasil joga as oitavas de final em Belo Horizonte no dia 28. Passando às quartas, a seleção brasileira atuará no dia 4 de julho novamente em Fortaleza. Caso avance às semifinais, o time joga no dia 8 de julho, novamente na capital mineira.

Se o Brasil decepcionar a torcida e ficar na segunda posição do grupo, a seleção volta a Fortaleza nas oitavas de final, no dia 29 de junho. Se avançar, o time vai a Salvador no dia 5 de julho. Caso passe para as semifinais, o time joga novamente em São Paulo, no dia 9 de julho.


Ao contrário de 1950, seleção se espalha
Na primeira Copa do Mundo realizada no Brasil, seleção jogou apenas no Rio de Janeiro e em São Paulo. Nas seis partidas realizadas naquela edição, cinco ocorreram na Cidade Maravilhosa, no então recém-inaugurado Maracanã; a partida na Terra da Garoa foi realizada no estádio do Pacaembu.

Além de Rio de Janeiro e São Paulo, as cidades de Belo Horizonte (com o estádio Independência), Porto Alegre (com o estádio dos Eucaliptos), Recife (com a Ilha do Retiro) e Curitiba (com o Durival de Britto) estiveram presente naquela edição.

Milhagem

As distâncias que a seleção percorrerá na Copa de 2014 serão gigantescas, principalmente se comparadas às percorridas no Mundial da África do Sul. Na primeira fase, serão 4055 km de voo (se estes forem diretos entre São Paulo e Fortaleza e, depois, Brasília, sem considerar retornos à base de treinos).

Na África do Sul, contando o caminho até as quartas de final de 2010, quando Dunga e cia foram eliminados pela Holanda, o Brasil voou 1900 km. Caso tivesse alcançado a final, o grupo verde-amarelo teria viajado por 3819 km, menos do que viajará apenas na primeira fase dentro de casa.

Se for primeiro do grupo e chegar à decisão no Rio de Janeiro, em 2014, terá percorrido 8800 km. Se for segundo do grupo e for à final, viajará 8580 km. São distância que aproximadamente se equivalem a uma viagem de ida em volta, em linha reta, de um ponto extremo do país ao outro (Norte a Sul ou Leste a Oeste).

Confira todos os caminhos possíveis do Brasil na Copa de 2014

Jogos da 1ª fase: São Paulo, Fortaleza e Brasília
Se o Brasil ficar em primeiro: Belo Horizonte (oitavas), Fortaleza (quartas), Belo Horizonte (semis).

Se o Brasil ficar em segundo: Fortaleza (oitavas), Salvador (quartas), São Paulo (semis).
Final: Rio de Janeiro
Terceiro lugar: Brasília

Logo do Facebook Deixe seu comentário