“Saúde Bucal” vai até 4 de novembro; campanha contra hanseníase termina na 2ª

“Saúde Bucal” vai até 4 de novembro; campanha contra hanseníase termina na 2ª

Webmaster 27/10/2011 - 15:15
A Secretaria de Saúde informa que a “Semana da Saúde Bucal” que se estenderá até o dia 4 de novembro. No período serão realizadas palestras, apresentações de filmes e atividades educativas relacionadas à “Prevenção Bucal”, pelos cirurgiões dentistas e auxiliares de consultório odontológico em todas as EMEIs e EMEFs da rede pública, em estabelecimentos de ensino da rede estadual e privada (SESI e CEDESC).

Hanseníase – Termina na próxima segunda-feira a Campanha Estadual contra a Hanseníase, que teve início no dia 17 de outubro, nas Unidades de Saúde da Família, CEME, Centro de Saúde e PACS.

A hanseníase é uma doença crônica, infecto-contagiosa, causada por uma bactéria denominada Mycobacterium leprae. A doença afeta a pele e os nervos. Quase todo o corpo pode ser acometido, mas as regiões mais afetadas são as extremidades (braços, mãos, coxas, pernas, pés) e a face. Quando não tratada, a doença pode causar deformidades que incapacitam o indivíduo para o trabalho.

A doença é transmitida diretamente da pessoa não tratada para a outra através das vias respiratórias. A doença ocorre em pessoas de ambos os sexos, de qualquer idade, cor ou classe social.

Um caso é suspeito de hanseníase quando uma pessoa apresenta um ou mais dos seguintes sinais: uma ou mais manchas esbranquiçadas ou róseas, ou mesmo avermelhadas e acobreadas, que tenham alteração na sensibilidade (dormência).

Qualquer área do corpo com alteração da sensibilidade, principalmente mãos e pés. Em alguns casos pode haver também diminuição da força muscular.

O tratamento da hanseníase é fornecido gratuitamente pelo governo a todos os doentes. Recebe o nome de poliquimioterapia (PQT), porque é composto por dois ou três medicamentos, de acordo com a forma clínica da doença.

Nas formas paucibacilares (poucos bacilos), que acometem pessoas mais resistentes à doença, são utilizados dois medicamentos durante seis meses. Os multibacilares (muitos bacilos), que têm menos resistência à hanseníase fazem o tratamento com três medicamentos, por 12 ou 24 meses.

O tratamento é seguro e apresenta ótimos resultados, principalmente quando é realizado sob supervisão médica regularmente.

Apresentando qualquer desses sintomas citados acima deve procurar qualquer unidade de saúde para uma avaliação.
Logo do Facebook Deixe seu comentário