SENAR e Sindicato Patronal formam terceira turma de “Turismo Rural”

SENAR e Sindicato Patronal formam terceira turma de “Turismo Rural”

Webmaster 31/10/2011 - 16:10
O prefeito Luís Antonio Panone, o vice-prefeito Antonio Carlos Reschini (Becão) e a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social primeira-dama Jose Panone foram recepcionados pelo presidente do Sindicato Rural Patronal Luís Fioroni por ocasião da formatura da terceira turma do curso de “Turismo Rural – Agregando Valor à Propriedade”, promovido pelo SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), ocorrida no último domingo (30), no Pesqueiro Pitanguy, em Descalvado.

Além das autoridades, convidados e familiares dos formandos puderam saborear pratos exclusivos, como o “Peixe Rural”, e bolinhos de ovas de Dourado, que serviram de antepasto para um dos pratos principais, o “Porco à Paraguaia”.

O cenário não poderia ser mais propício. O restaurante onde foram servidas as iguarias fica na região rural da cidade, à beira do Rio do Pântano. Músicas sertanejas “de raiz” dominavam o ambiente, enquanto os próprios alunos, devidamente uniformizados, serviam os convidados.

O curso, totalmente gratuito, teve duração de noves meses, dividido em dez módulos, abordando os temas “Oportunidade de Empreendimentos”, “Identidade e Cultura”, “Gestão de Empreendimentos”, “Ponto de Venda de Produtos”, “Meios de Hospedagem”, “Meios de Alimentação”, “Atividades Turísticas em Áreas Naturais”, “Atendendo e Encantando o Cliente”, “Resgate Gastronômico”, até chegar na “Consolidação do Programa”. A orientação ficou a cargo da professora Cris Padovani.

Parceria – Outra parceria envolvendo a Prefeitura, o Sindicato Rural Patronal de Descalvado e a Secretaria de Educação e Cultura, SENAR e Unicastelo, é o programa “Jovem Aprendiz Rural”, destinado a jovens de 14 a 17 anos e 11 meses, matriculados na rede municipal de ensino e na escola “José Ferreira da Silva”, que pertence à rede estadual, que teve início em abril de 2011. A formatura da primeira turma será nos próximos dias.

Os alunos recebem aulas teóricas, incluindo noções de cidadania, e práticas. Para tanto, o Sindicato Rural alugou uma pequena propriedade. Lá os alunos terão a oportunidade, ao longo do curso, de cuidarem de pequenos animais, formar hortas, recuperar áreas degradadas e plantar árvores frutíferas. O programa não tem caráter profissional, sendo básico e de iniciação à zootecnia e técnicas agrícolas. A metodologia e o material pedagógico ficarão por conta do SENAR, que também garantirá a alimentação dos estudantes.

De acordo com o convênio assinado com base na Lei 3.419, de autoria do Executivo, coube à prefeitura a cessão de salas de aula, de equipamentos audiovisuais e de informática, a permissão para o uso de ferramentas agrícolas e fornecimento de equipamentos de segurança e locomoção dos alunos.
Logo do Facebook Deixe seu comentário