Profissionais do SMAE são homenageados pelo Executivo

Profissionais do SMAE são homenageados pelo Executivo

Webmaster 01/11/2011 - 14:13
Os profissionais que trabalham no SMAE (Serviço Municipal de Alimentação Escolar) receberam uma homenagem na noite de segunda-feira (31), no anfiteatro municipal, em comemoração ao “Dia Municipal da Merendeira” – termo, aliás, que caiu em desuso. Hoje, os servidores que cuidam com zelo e carinho de todas as etapas das refeições oferecidas às nossas crianças e adolescentes, matriculados nos estabelecimentos públicos de ensino, são denominados “trabalhadores da alimentação escolar”.

E eles foram recepcionados com sucos e cestas de frutas, além de docinhos e salgados preparados por uma panificadora local, consumidos antes da palestra apresentada pelo jornalista Juliano Matos, que abordou o tema “Olhos do Coração”.

O evento foi prestigiado pelo prefeito Luís Antonio Panone, pela secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, primeira-dama Jose Panone, e pelo coral “Pró-Canto”, sob a batuta do maestro José Carlos Talarico Adorno, que abriu a festa com a canção “Romaria”, de Renato Teixeira, acompanhada em coro pela plateia. Toda a programação foi preparada pela equipe da Secretaria de Educação e Cultura, sob o comando da chefe da Seção de Alimentação Escolar Susy Rosane Cerantola Boarini.

O local foi decorado com banners que estampavam o cardápio oferecido aos nossos alunos pelo SMAE, como “Frango à Moda Caipira”, “Segredos do Fundo do Mar”, “Carne Oriental”, “Polenta Escondida”, “Macarrão Primavera”, “Brasileirinho”, “Frango à Chinesa”, “Prato da Vovó” e “Strogonoff à Moda do Chef”.

O prefeito Panone recordou-se de seus tempos de estudante, lembrando a evolução do conceito alimentação escolar, que também foi tema da mensagem enviada aos homenageados pela secretária de Educação e Cultura, professora Rosinês Pozzi Casati Gabrielli, que estava em viagem a serviço.

O chefe do Executivo descalvadense citou o programa “Hora Certa” como exemplo da evolução dos serviços de alimentação escolar. “Antes, os alunos que estudam no período da manhã recebiam um lanche às 7h, contendo leite e pão, e uma refeição completa por volta das 9h50. Com o “Hora Certa”, mantém-se o lanche das 7h. Às 9h50 é oferecida uma refeição leve, e a partir das 11h um almoço completo e balanceado. Tal processo se repete à tarde. Isso evita o surgimento de problemas de saúde, como a obesidade”. Outro ponto levantado pelo prefeito foi o fechamento das cantinas, “que não serviam alimentos saudáveis”, o que ele classificou como “um ato de coragem”.

Panone enalteceu o trabalho desenvolvido pelos trabalhadores da alimentação escolar. “Muito mais do que misturar ingredientes, outros produtos são adicionados à receita, como dedicação, empenho, carinho e devoção. Essa somatória forma a receita de sucesso”, disse.

Por fim, o prefeito afirmou que a atual administração não tem medido esforços para valorizar o trabalho dos servidores, melhorando as condições de trabalho, oferecendo cursos de aperfeiçoamento e concedendo reajustes salariais. “Eu estava fazendo um levantamento antes de vir para cá e constatei que de janeiro de 2009 até hoje, nós, Becão e eu, reajustamos o salário de vocês em 28%, quase que o dobro da inflação do período, que foi de 14,72%. Esse é o resgate do valor salarial, que estava achatado, aviltado e defasado. Hoje vocês, merecidamente, recebm o melhor salário da região. Porque vocês são muito importantes para nós, para os nossos filhos e familiares. Muito obrigado”, finalizou Panone.

Logo do Facebook Deixe seu comentário