Descalvado, 09 de Abril de 2020 Busca:   
Câmara Municipal

Torres de telefonia: assunto volta a obter destaque no Legislativo

03/11/2011

A preocupação com a presença de torres de telefonia em áreas residenciais de Descalvado voltou a obter destaque na Câmara Municipal. O vereador Luiz Carlos Viana (PPS), mais uma vez, apresentou requerimento em que fica explícita a atenção do parlamento ao tema.

No documento, Luiz Carlos solicita ao Presidente do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), Marcos Túlio de Melo, uma série de informações, dentre as quais, o posicionamento do órgão quanto à proliferação destas antenas nas cidades brasileiras e sobre a orientação dada aos CREA’s.

Ainda questiona a quem cabe a fiscalização destas torres e indaga se o Confea é favorável ao valor limite de exposição às ondas irradiadas que é estabelecido pela Lei Federal.

As questões de Luiz Carlos fazem sentido uma vez que a população tem se mostrado temerosa em relação aos riscos oferecidos por estas torres.

Estudos recentes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) revelam fortes evidências entre mortes por câncer e localização de antenas celulares na cidade de Belo Horizonte. Com base no geoprocessamento da cidade, a pesquisa constatou que mais de 80% das pessoas que morreram de câncer relacionados à radiação eletromagnética – emitida pelos celulares – moravam a cerca de 500 metros de distância de alguma antena. O estudo confirma, inclusive, resultados de análises realizadas na Alemanha e em Israel.

Luiz Carlos citou ainda a Conferência Rio 92, na qual foi proposto formalmente o Princípio da Precaução, uma espécie de garantia contra os riscos potenciais. Este Princípio afirma que a mesmo na ausência da certeza científica formal, a existência de risco de um dano sério ou irreversível já requer a implementação de medidas preventivas.

“Infelizmente seja por falta de interesse ou por mero interesse comercial, uma enorme quantidade de antenas de transmissão de telefonia celular estão sendo instaladas nos prédios de diversas cidades, muito provavelmente, sem o aval da maioria dos seus moradores”, afirma Luiz Carlos.

Ele lembrou que, assim como vem acontecendo em muitas cidades brasileiras, Descalvado está recebendo a instalação de torres de telefonia móvel, que alteram áreas comuns, sujeitando os moradores às radiações ionizantes lesivas pela sua proximidade.

Há alguns dias, o Dr. Edinir Salvador Sápia, um dos profissionais da Medicina mais respeitados do Município e de toda a região, convocou uma reunião com os vereadores e esteve no Legislativo.

Na ocasião, ele apresentou diversas pesquisas oriundas de vários países, bem como, estudos que vem desenvolvendo sobre o tema e que estabelecem correlação entre casos de câncer no entorno dos locais onde estão localizadas as torres de telefonia.

Dr. Sápia cobrou às autoridades locais ação para coibir o problema. Ele opinou que a atuação deve ser preventiva, já que o assunto ainda é muito controverso e envolve, inclusive, interesses econômicos de grandes empresas.









Voltar


 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2020 - Todos os direitos reservados