Reinaldo Colucci, medalha de ouro no Pan, visita Projeto Criança e SESI

Reinaldo Colucci, medalha de ouro no Pan, visita Projeto Criança e SESI

Webmaster 03/11/2011 - 16:06

Ele percorreu o 1,5 km de natação (18:37 minutos), os 39 km de bicicleta (57:25) e os 10 km de maratona (31:44) em 1 hora 48 minutos 2 segundos (1h48:02). Resultado: medalha de ouro no triatlon dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, o que praticamente garantiu o seu bilhete rumo às Olimpíadas de Londres, em 2012.

Estamos falando do descalvadense Reinaldo Colucci, que na manhã da última quinta-feira (3) visitou um grupo de alunos que participa do Projeto Criança – hoje coordenado pelo professor Marcos Biazolli-, que é uma parceria envolvendo do SESI, Mineração Jundu, Prefeitura de Descalvado, Secretaria de Educação e Cultura e Unicastelo. Reinaldo também visitou o SESI, escola em que ele estudou 8 anos de sua vida, onde foi recebido com muita alegria e carinho pelos alunos e colaboradores da escola, que prepararam uma homenagem a ele.

Com a simpatia e simplicidade de sempre, Colucci respondeu a perguntas dos alunos, discorrendo sobre o início de sua vida de esportista, cujos primeiros passos foram dados exatamente no projeto Criança, e destacando a importância dos estudos e da família na formação de um atleta.

Questionado por estar treinando na cidade vizinha de São Carlos, Colucci afirmou que o motivo se deve ao fato de o SESI ter concentrado a modalidade triatlon naquele município. O atleta descalvadense contou aos alunos que das três modalidades, a que ele mais gosta é de pedalar.

Antes de iniciar a sessão de autógrafos em um cartão fotográfico retratando a conquista,entregue a todos os alunos, Colucci posou para fotos com professores e monitores do Projeto Criança, e reencontrou-se com antigos mestres, ostentando a medalha de ouro recém conquistada. E prometeu voltar mais vezes e com mais medalhas no peito.

Biografia do Atleta: Nascido no dia 29 de outubro de 1985 em Descalvado, Reinaldo Colucci foi inscrito por seus pais num projeto de iniciação esportiva chamado "Projeto Criança" desenvolvido nas instalações do clube da empresa Mineração Jundu S/A.

Como seu pai não sabia nadar, um dos esportes que ele fez questão de seu filho participar foi a natação!

Após alguns anos praticando várias modalidades diferentes, em 1995 Reinaldo passou a integrar a equipe de natação infantil competitiva do projeto. No entanto, um ano após começar a participar de competições, o projeto passou por uma reestruturação e o seu professor, Fernando Filla (Fernandinho), se mudou para um outro clube da cidade chamado "Nosso Clube", sendo que para acompanhá-lo, Reinaldo então se mudou também e começou a dedicar-se apenas à natação.

Os três anos seguintes foram de muita dedicação às braçadas, sempre treinando entre 4 a 5 vezes por semana.

No início de 1999, a equipe de natação do "Nosso Clube" se uniu com a equipe adversária da cidade, do Clube Esportivo e Recreativo Descalvadense - CERD, e foi quando Reinaldo e Cali (atual técnico) se conheceram....Nesta época Cali realizava uma prova de Aquathon ( natação + corrida) no Sesc de São Carlos, e como a equipe inteira era convidada a participar, Reinaldo também quis ver como se sairia na nova modalidade, e surpreendentemente, pra ele e muito mais para o seu técnico Cali, Reinaldo venceu a prova, de forma que se aproximou mais de seu novo técnico e passou a se dedicar mais às corridas e posteriormente ao ciclismo, para então fazer seu primeiro Triathlon no final do mês de maio na cidade de Ribeirão Preto interior de São Paulo nas distâncias de 300mts de natação, 12km de ciclismo e 3km de corrida.

Após dois anos de dedicação ao Triathlon morando em Descalvado, sua cidade natal, treinando meio período por dia durante a semana e algumas séries duplas nos finais de semana e período de férias escolares, Reinaldo se mudou para São Carlos, cidade vizinha (50km), para ter um acompanhamento mais próximo de seu técnico e também para estudar o segundo grau à noite, tendo assim tempo integral durante o dia para desenvolver seus treinamentos.

Esse foi um tempo de muitas mudanças na vida desse jovem triatleta, pois com apenas 15 anos, deixou a casa dos pais e passou morar apenas com um colega (sobrinho do técnico), tendo que se preocupar com tarefas como: cozinhar, lavar as roupas, manter a limpeza da casa (pelo menos ele tentava...), estudar a noite e principalmente ter ainda mais responsabilidades em relação aos treinamentos, que passaram aos poucos a tomar uma nova dimensão em sua vida.

Na primeira temporada vivendo em São Carlos (2001), Reinaldo ainda competia na sua categoria de idade, colecionando grande número de vitórias e performances já invejáveis.

No entanto, como as categorias de idade são disputadas nas distâncias "sprint" (750mts/20km/5km) e as provas profissionais na distância "olímpica" (1.5km/40km/10km), ou seja, o dobro do percurso de um atleta amador, com o objetivo de já começar uma adaptação para a distância profissional, Cali no final desse mesmo ano começou a inscrever Reinaldo em algumas provas de distâncias olímpicas visando já iniciar a temporada do ano seguinte competindo na categoria "elite profissional".

Como planejado, na temporada de 2002, Reinaldo passou a competir profissionalmente sendo que em muito pouco tempo já passou a se destacar, obtendo vários resultados de "top 10" em provas de alto nível nacional e internacional.

Assim, aos poucos, aquele "moleque" de sotaque puxado do interior paulista passou a ser chamado apenas de "Colucci", e também a ser reconhecido dentro do triathlon como uma futura promessa do esporte.

Reinaldo Colucci desponta hoje como um dos mais versáteis triatletas do mundo, competindo e obtendo resultados de expressão desde provas super rápidas como é o caso do Fast Triathlon, bem como em provas Olímpicas do Circuito Mundial e até mesmo em provas de maior resistência, como Meio - Ironman e Ironman.

Colucci, como é mais conhecido entre a mídia e os companheiros de profissão, também se destaca pela simpatia, simplicidade e o largo sorriso sempre estampado em seu rosto. Além de atleta altamente competente, sua seriedade em relação ao esporte e o profissionalismo com o qual encara o triathlon fazem dele um dos mais respeitados e queridos triatletas entre tantos no mundo.

Atualmente, Colucci é integrante da equipe permanente brasileira, onde representa nosso país no circuito mundial em busca dos pontos para os Jogos Olímpicos de Londres na Inglaterra em 2012.

No Pan desse ano,Colucci competiu exatamente no mesmo dia em que sua filha completava um ano de vida. Nada mais adequado do que celebrar a saúde e a felicidade de Luana com uma vitória espetacular: foi o segundo ouro brasileiro da modalidade, seguido de uma vaga para os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.

O prefeito Luís Antonio Panone não pode estar presente por ocasião da visita, posto que estava na Capital paulista assinando um convênio junto às esferas governamentais, mais deixou uma mensagem para o tri-atleta Reinaldo Colucci. “Nós, brasileiros, em particular o povo descalvadense, temos muito orgulho desse atleta vitorioso, que nasceu em nossa cidade e aqui deu os seus primeiros passos rumo à elite do esporte mundial. Quando é feito um trabalho sério, os resultados aparecem. E temos a certeza que ele vai representar com muita competência o nosso país em Londres. Essa coleção de medalhas, que muito nos alegra, certamente vai aumentar”, afirmou o chefe do Executivo.


Logo do Facebook Deixe seu comentário