Mais de 170 mil alunos da rede participam da final da 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática no sábad

Mais de 170 mil alunos da rede participam da final da 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática no sábad

Webmaster 04/11/2011 - 08:53
Descalvado participará com 58 alunos classificados para essa fase

Secretaria premiará com microcomputadores estudantes e professores das escolas estaduais paulistas que conquistarem medalhas de ouro

No sábado, 5 de novembro, 177.377 alunos de escolas estaduais paulistas participarão da segunda e última fase da 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A Secretaria de Estado da Educação premiará com microcomputadores os estudantes e professores da rede estadual que conquistarem medalhas na competição. A iniciativa visa incentivar os participantes, que tentarão superar o recorde de premiações na competição, obtido em 2010. A lista com o nome dos classificados e os locais de prova deste ano podem ser conferidos no site http://www.obmep.org.br.

Voltada a estudantes do Ciclo II do Ensino Fundamental e Ensino Médio de escolas públicas de todo o País, a OBMEP é promovida pelos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia e realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com o objetivo de estimular o estudo da matemática.

A primeira etapa da olimpíada aconteceu no dia 17 de agosto e contou com a participação de 3,5 milhões alunos e 5,2 mil escolas estaduais paulistas. O recorde dos estudantes da rede estadual na competição foi obtido no ano passado, quando foram conquistadas 83 medalhas de ouro, 212 de prata e 442 de bronze, além de 8.319 menções honrosas.

Um dos ouros foi conquistado por Willian Pessoa de Abreu, 14 anos, aluno do 8º ano do Ensino Fundamental na Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, localizada no Jardim Patente, na capital. Neste ano, o estudante foi novamente classificado para a segunda fase e espera repetir o feito de 2010. "Gosto de cálculos, de geometria. Sempre tive facilidade. Vou me dedicar para conseguir mais uma medalha de ouro", conta o estudante, que se prepara para a competição participando de grupos de estudos orientados por seus professores.

Os competidores com melhor desempenho na segunda fase serão premiados com 500 medalhas de ouro, 900 de prata, 1.800 de bronze. Além disso, serão concedidos certificados de menção honrosa a até 30 mil alunos. Todos os medalhistas serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC-OBMEP), do Ministério da Ciência e Tecnologia. Nesse programa, os ganhadores da competição estudam matemática por um ano com bolsa de estudos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A OBMEP também prepara, a cada ano, cerca de 30 medalhistas de ouro para competições internacionais.

A organização do evento também premiará os professores e as escolas que obtiverem a melhor pontuação baseada no número de estudantes medalhistas. Um computador portátil com pacote de programas livres relacionados ao ensino de matemática será dado a cada um dos 127 docentes mais bem colocados e a 81 escolas premiadas. As unidades escolares receberão ainda um kit de projeção móvel (datashow).

A divulgação dos premiados acontecerá em fevereiro de 2012.

Logo do Facebook Deixe seu comentário