Araras que apareceram em Porto Ferreira podem ter vindo de Descalvado

Araras que apareceram em Porto Ferreira podem ter vindo de Descalvado

Webmaster 07/11/2011 - 09:34
IBAMA utiliza Área de Soltura e Monitoramento na Fazenda Santana do Monte Alegre

Recentemente um bando de araras-canindé (Ara ararauna) surgiu na área urbana de Porto Ferreira. Preferem sobrevoar os bairros que possuem chácaras onde encontram alimentação nas árvores frutíferas, mas um grupo com seis indivíduos também foi avistado na área central da cidade.

A presença destas aves despertou a curiosidade de algumas pessoas, que não encontravam uma explicação para este interessante fato.

De onde as araras vieram? Teriam escapado do cativeiro? Algum criador devolveu-lhes a liberdade? Teriam migrado de outra região que sofreu alteração em seu habitat?

Diante de tantas perguntas e informações desencontradas, surge uma hipótese que pode explicar a presença destas mansas aves em diversos bairros de nosso município.

O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente – IBAMA possui diversas Áreas de Soltura e Monitoramento no Estado de São Paulo. Entre estas áreas, uma se localiza no município de Descalvado, por apresentar boas condições ambientais para a readaptação de aves que são apreendidas em operações de fiscalização.

Na Área de Soltura e Monitoramento da Fazenda Santana do Monte Alegre, vinte araras-canindé foram soltas após os trabalhos desenvolvidos para a recuperação física das aves e a readaptação para viver em liberdade.

Além deste trabalho, esforços complementares foram direcionados para a realização de plantios enriquecimento com espécies vegetais que fornecem frutos e sementes para a alimentação das aves, proporcionando assim facilidade para estas encontrarem alimentos em liberdade.

A jandaia-mineira, mutuns-de-penacho, papagaios, tucanos e azulões entre outras, consideradas extintas ou raras no ambiente natural de nossa região, também foram soltas na ASM de Descalvado e começaram a procriar.

O IBAMA presta na região um relevante serviço nos trabalhos de reintegração das aves silvestres.

A caça e manutenção de animais silvestres em cativeiro são consideradas crime ambiental de acordo com a Lei n°.9605 de 12 de Fevereiro de 1998.

Ajude a preservar a fauna silvestre. Em nossa região, as denúncias podem ser feitas através do Tel. (19) 3582-2815 – Batalhão de Santa Rita do Passa Quatro.

O relatório do IBAMA pode ser conhecido acessando:
ceo.org.br/.../soltura/Areas_soltura_monitoramento_%202_IBAMA_..

Fonte e fotos: Porto Ferreira Hoje

Logo do Facebook Deixe seu comentário