Segundo Secretária, questões alusivas à frota escolar foram resolvidas

Segundo Secretária, questões alusivas à frota escolar foram resolvidas

Webmaster 09/11/2011 - 23:36
Nos momentos que antecederam a Sessão Ordinária desta segunda-feira (7), a Secretária de Educação e Cultura do Município, Rosinês Pozzi Casati Gabrielli esteve no Legislativo para reunião com os vereadores acerca da frota escolar.

A Secretária abordou esclarecimentos sobre denúncias levadas ao Legislativo pelo vereador Helton Antonio Venâncio (PSDB) nas últimas semanas.

Helton fora acionado pelo pai de um aluno com reclamações acerca das condições de um ônibus. Foi, então, que o vereador esteve na EMEI Jardim Belém e, no horário de saída dos estudantes, registrou fotos das condições ruins dos pneus.

Após, ele esteve na garagem onde a frota fica estacionada e procedeu inspeção em diversos ônibus, mais uma vez constatando problemas em alguns deles.

O assunto acabou ganhando notoriedade no Plenário “Mário Joaquim Filla”. Como a Secretária já esteve inúmeras vezes na Câmara atendendo aos vereadores, mais uma vez, foi convidada a prestar esclarecimentos e atendeu ao pedido.

“Trabalhamos com transparência. A SEEC está à disposição de vocês. Esta Câmara está fazendo história com uma atuação diferenciada. Sempre fui muito bem recebida aqui e fiz questão de vir”, afirmou D. Rose.

Durante a reunião, Helton mostrou fotos que fez da frota e apontou os problemas que encontrou, dentre as quais, pneus ruins, luzes queimadas e extintores acionados.

A Secretária o ouviu e na sequência mostrou novas imagens dos ônibus, com todos os reparos já feitos. Ela apresentou ainda documentos expedidos pela CIRETRAN. O órgão é o responsável pela expedição de autorização para que o transporte escolar possa circular regularmente. Para tanto, duas vezes ao ano são feitas vistorias para a posterior emissão do documento.

A responsável pela pasta da Educação explicou que o desgaste da frota realmente é grande. Há ônibus que circulam 300km/dia, em estrada de cascalho. O tempo de vida útil de um pneu nessas condições não chegaria a um ano. Além disso, o trâmite para a aquisição de materiais de manutenção é burocrático e moroso.

A Secretária explicou ainda que a Legislação é muito rígida e não permite, por exemplo, o uso de pneus ressolados. Portanto, os itens usados nos ônibus são de primeira qualidade.

Desde que assumiu a Pasta em 2009, a Secretária de Educação explica que nove veículos 0km – entre ônibus e micro-ônibus – ganharam as ruas e outros dois, muito velhos, foram descartados.

“Desde a apresentação do problema no Legislativo, já tomamos providências. Os pneus foram substituídos, peças trocadas, parte elétrica, enfim, o trabalho foi feito”, salientou.

Foram mostradas ainda fotos do estoque existente no almoxarifado, recém abastecido com pneus, filtros, barras de direção, amortecedores, kits para motor, retentores, molas, cuícas de freio, patinhos de freio e extintores.

O vereador Helton mostrou-se satisfeito com o desdobramento do assunto. “Iniciamos a discussão, mas para nós o que importava era que realmente todas as questões fossem resolvidas. Foi o que aconteceu”, concluiu.
Logo do Facebook Deixe seu comentário