Araraquara tem primeiro Centro Judiciário do Interior do Estado

Araraquara tem primeiro Centro Judiciário do Interior do Estado

Webmaster 22/11/2011 - 08:28
Expectativa é que problemas envolvendo questões jurídicas sejam solucionados na unidade em até 30 dias

O primeiro Centro Judiciário de Conflitos e Cidadania do Interior foi inaugurado na manhã de ontem em Araraquara. É o segundo do Estado — o primeiro está localizado na Capital paulista. A instalação do centro ocorreu após seis meses de negociações e foi viabilizada pelo Centro Universitário de Araraquara (Uniara), que cedeu o prédio.

Ainda não há previsão de quantas conciliações podem ser realizadas pelos 200 conciliadores preparados pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) para atuar na unidade. "Vamos começar a saber a demanda que conseguimos atender conforme a procura", explicou o coordenador do Centro Judiciário, o juiz de direito Carlos Alberto Mousinho dos Santos Monteiro Violante.

O desembargador José Carlos Alves explica que a criação dos Centros Judiciários atendem à resolução 125/10 do Conselho Nacional de Justiça, que prevê unidades em todas as cidades com mais de duas varas em funcionamento.

Quem pode procurar

Podem utilizar o serviço do centro cidadãos com qualquer problema de família, como guarda de filhos, partilha de bens, união estável, problemas de consumidor e relacionados a defeitos de prestação de serviços ou de produtos e questões relacionadas a instituições bancárias, ou seja, quaisquer demandas pré-processuais, que não chegaram ao Poder Judiciário e processuais já judiciárias.

Objetivo é democratizar atendimento judiciário

A expectativa é que os araraquarenses possam solucionar problemas envolvendo questões jurídicas em até 30 dias no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania no Interior. Para o prefeito Marcelo Barbieri (PMDB), é um grande ganho para a democratização da Justiça. "Tudo o que conquistamos se deve à Uniara, por conta do apoio e do espaço físico", disse. O centro fica na Avenida Dom Pedro II, 764, Centro - Araraquara.

200
conciliadores foram treinados pelo Judiciário para atender o público em conciliações na cidade
Logo do Facebook Deixe seu comentário