Descalvado, 19 de Novembro de 2018 Busca:   
Região

Araraquara tem primeiro Centro Judiciário do Interior do Estado

22/11/2011

Expectativa é que problemas envolvendo questões jurídicas sejam solucionados na unidade em até 30 dias

O primeiro Centro Judiciário de Conflitos e Cidadania do Interior foi inaugurado na manhã de ontem em Araraquara. É o segundo do Estado — o primeiro está localizado na Capital paulista. A instalação do centro ocorreu após seis meses de negociações e foi viabilizada pelo Centro Universitário de Araraquara (Uniara), que cedeu o prédio.

Ainda não há previsão de quantas conciliações podem ser realizadas pelos 200 conciliadores preparados pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) para atuar na unidade. "Vamos começar a saber a demanda que conseguimos atender conforme a procura", explicou o coordenador do Centro Judiciário, o juiz de direito Carlos Alberto Mousinho dos Santos Monteiro Violante.

O desembargador José Carlos Alves explica que a criação dos Centros Judiciários atendem à resolução 125/10 do Conselho Nacional de Justiça, que prevê unidades em todas as cidades com mais de duas varas em funcionamento.

Quem pode procurar

Podem utilizar o serviço do centro cidadãos com qualquer problema de família, como guarda de filhos, partilha de bens, união estável, problemas de consumidor e relacionados a defeitos de prestação de serviços ou de produtos e questões relacionadas a instituições bancárias, ou seja, quaisquer demandas pré-processuais, que não chegaram ao Poder Judiciário e processuais já judiciárias.

Objetivo é democratizar atendimento judiciário

A expectativa é que os araraquarenses possam solucionar problemas envolvendo questões jurídicas em até 30 dias no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania no Interior. Para o prefeito Marcelo Barbieri (PMDB), é um grande ganho para a democratização da Justiça. "Tudo o que conquistamos se deve à Uniara, por conta do apoio e do espaço físico", disse. O centro fica na Avenida Dom Pedro II, 764, Centro - Araraquara.

200
conciliadores foram treinados pelo Judiciário para atender o público em conciliações na cidade









Voltar


 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados