Apresentados os membros que compõem a APENDES

Apresentados os membros que compõem a APENDES

Webmaster 25/11/2011 - 14:47
Em cerimônia na Câmara Municipal, na última terça-feira, foram apresentados os membros da APENDES (Associação dos Pensadores Negros de Descalvado), que terá como presidente Edevaldo Benedito Guilherme Neves; vice-presidente Ronaldo da Silva; secretária Lilian da Costa Santos Aguiar; tesoureiro Sebastião Guilherme; diretor de eventos Vagner Bastos; e conselheiros fiscais Jeferson dos Santos Carvalho, Gismar Manoel Mendes e José Carlos Bizulas.

Os objetivos da APENDES são resgatar e preservar a cultura do povo negro; desenvolver ações visando a promoção da igualdade racial; lutar contra todo o tipo de discriminação de gênero e de raça; promover ações visando esclarecer a população negra sobre os seus direitos; promover e melhorar a auto-estima do povo negro; buscar a integração da comunidade negra; a promoção de ações culturais, esportivas e de lazer; desenvolver programas junto ao poder público, escolas e demais entidades do município, Estado e União, tendentes a discutir a questão da participação e desenvolvimento da comunidade negra.

Estiveram presentes o prefeito Luís Antonio Panone, membros do Conselho Municipal da Comunidade Negra, alunos do curso de Pedagogia da Unicastelo, artistas e representantes da sociedade civil. Os palestrantes da noite foram Alessandra de Jesus Batista Paganotto, que discorreu sobre o tema “A História do negro no Brasil”, e o jornalista Nei Santos, que abordou questão do “Negro e a Mídia”. O encontro marcou as comemorações referentes ao “
Dia da Consciência Negra”, em 20 de novembro.,

O prefeito Panone discorreu sobre a questão racial no Brasil, destacando que a comunidade negra, em Descalvado, ainda sofre com a desigualdade, citando que a maior parcela dessa população não recebe mais do que dois salários mínimos.

“Mas a nossa administração tem dado alguns passos para mitigar esse problema. No ano passado nós tiramos do papel uma lei criada em 2005, que instituía a criação do Conselho Municipal da Comunidade Negra. Temos em nosso quadro de funcionários servidores afrodescendentes lotados em cargos de confiança e de destaque. Também demos um passo importante quando firmamos um pacto para incluir na rede pública o ensino da cultura negra, ao assinarmos um termo de compromisso nesse sentido, em maio desse ano. O projeto já está sendo implantado pela Secretaria de Educação e Cultura”, finalizou Panone.
Logo do Facebook Deixe seu comentário