Sanidade Avícola: Laboratório de Descalvado é credenciado para mais três doenças

Sanidade Avícola: Laboratório de Descalvado é credenciado para mais três doenças

Webmaster 01/12/2011 - 22:11
Acontece nesta sexta-feira (02/12), em Descalvado – SP, a cerimônia de credenciamento do Laboratório de Patologia Avícola do Instituto Biológico – IB/Apta da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. O evento contará com a presença de Mônika Bergamaschi, secretária da pasta; do coordenador da Apta (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios), Orlando Melo de Castro; do diretor do IB, Antônio Batista Filho; e do diretor do Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio Avícola, Antônio Guilherme de Castro, além de avicultores e autoridades da região.

Com esse novo credenciamento pelo Mapa – Ministério da Agricultura, o Laboratório de Patologia Avícola do IB passará a realizar cerca de mil exames por mês, verificando a contaminação por Influenza Aviária, Laringotraqueíte e Doença de Newcastle. Castro salienta que, desde 2010, quando o Laboratório recebeu em torno de R$ 200 mil em investimentos do governo estadual para modernização e adequação das suas instalações, a unidade de Descalvado já realizava exames para Bronquite Infecciosa, Doença de Gumboro e Anemia Infecciosa, entre outras.

De acordo com o diretor do Centro, São Paulo, que é o maior exportador mundial de carne de frango, dispunha de apenas um laboratório credenciado para firmar diagnósticos na área de sanidade avícola em todo o estado. “Com a conclusão das obras de modernização do Laboratório de Patologia Avícola do IB, o governo estadual, através de Secretaria de Agricultura, cria uma alternativa para atender a crescente demanda das casa genéticas e presta um importante serviço para a área de sanidade avícola”, afirma Castro.

A região Araraquara, a qual pertence Descalvado, é uma das maiores produtoras de carne de frango do estado e concentra boa parte da avicultura de corte. A atividade ocupa o terceiro lugar no valor da produção do agronegócio paulista, antecedida apenas pela cana-de-açúcar e laranja.

Programação:

11h00 - Recepção às autoridades e convidados
11h15 - Visita às Instalações do Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio Avícola - Instituto Biológico
11h30 - Apresentação da maquete das futuras instalações do prédio doado à Secretaria de Agricultura pela FUNDEPAG
11h45 - Deslocamento de convidados e autoridades até o espaço de eventos
12h00 - Entrega formal do credenciamento do Laboratório para os exames de Influenza Aviária, Laringotraqueíte e Doença de Newcastle por autoridades do Mapa

Inicio dos exames oficiais da enfermidades: Influenza Aviária, Laringotraqueíte e doença de Newcastle

Ato formal da entrega do prédio doado à Secretaria de Agricultura pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio
Assinatura de renovação do convenio APA Secretaria da Agricultura

12h30 - Pronunciamento das autoridades presentes
13h00 - Almoço com as lideranças do setor e convidados: Prefeitos, Deputados, Empresários e técnicos do setor avícola

Texto: Nara Guimarães
Logo do Facebook Deixe seu comentário