Noite Musical recebe bom público no anfiteatro

Noite Musical recebe bom público no anfiteatro

Webmaster 02/12/2011 - 18:58
Faltavam poucos minutos para as 20h do último dia 19, um sábado, quando a menina fantasiada da compositora e pianista brasileira Chiquinha Gonzaga (1847-1935) entrou apressada no Anfiteatro Municipal Dr. Luiz Gonzaga Lício. Rapidamente ela se juntou ao colega vestido como um autêntico personagem carioca dos tempos de Bossa Nova, e ambos passaram a recepcionar quem chegava para assistir à noite musical organizada pela Escola Municipal de Música Maestro Quique Todescan com o apoio da Divisão Municipal de Cultura.

“Boa noite, seja bem-vindo”, cumprimentavam os jovens, que fazem parte do GAC (Grupo de Apoio Cultural), formado por adolescentes moradores de Descalvado que se voluntariaram para colaborar com a diretoria de cultura na execução de políticas públicas voltadas às manifestações artísticas no município.

Como parte do ritual de recepção, eles também entregavam o libreto do espetáculo, que teve entrada gratuita. No repertório, sucessos da MPB (Música Popular Brasileira) – “Sururu na cidade” (Zequinha de Abreu), “Romaria” (Renato Teixeira), “Garota de Ipanema (Vinícius de Moraes/Tom Jobim), entre outros – e clássicos internacionais como “I’m getting sentimental over you” e “Smile”, que foram eternizadas nas vozes de Frank Sinatra e Michael Jackson, respectivamente. Também não faltaram composições eruditas e canções folclóricas de diversos países.

Enquanto não começavam as apresentações, quem já havia se acomodado no auditório podia entreter-se com a projeção de slides sobre a vida e a obra dos músicos elencados na programação – o material foi elaborado pelo Grupo de Apoio.

O Maestro José Carlos Adorno e as professoras Maria Cristina Cunha e Luciana de Crescenzo, da Escola Municipal de Música, estavam recebendo o Coral Pró-Canto e o saxofonista e clarinetista descalvadense Jamir Ferreira.

A diretora da Divisão Municipal de Cultura, Maria Fernanda de Carvalho, agradeceu o público pela presença e os organizadores do evento, em especial os integrantes do GAC, que passaram a tarde do sábado decorando o local.

Por sua vez, Adorno explicou que a noite musical faz parte de um circuito alternativo de arte que vem sendo promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultural a fim de popularizar a música, o teatro e as artes plásticas em Descalvado.
Na primeira canção do coral, uma surpresa: o Hino à Bandeira do Brasil (Olavo Bilac/Francisco Braga) – o dia 19 de novembro é dedicado à flâmula nacional – e a participação uníssona de toda a plateia.

De uma canção a outra, as mãos do regente deslizavam com tamanha facilidade sobre as teclas do piano elétrico que os complexos e acrobáticos acordes de Chico Buarque em “A noite dos mascarados” e Tom Jobim em “Corcovado” pareciam brincadeira de criança.

Isso depois que a professora Maria Cristina mostrara perícia ao piano, e a professora Luciana Crescenzo, desfilado sensibilidade ao fazer o arco flutuar sobre as cordas do violino. Jamir Ferreira, por sua vez, encheu o coração dos presentes com melodias que vinham diretamente da alma.

Logo do Facebook Deixe seu comentário