Parceria entre Etec e iniciativa privada beneficia descalvadenses do curso profissionaliza

Parceria entre Etec e iniciativa privada beneficia descalvadenses do curso profissionalizante de sol

Webmaster 08/12/2011 - 08:45
Foi inaugurada no último dia 17, no interior das dependências da Estrutezza, empresa de produtos e serviços em metal-mecânica sediada em Porto Ferreira, uma sala de aulas práticas para o curso profissionalizante de soldador. Construído pela própria empresa em atendimento a solicitação da Etec (Escola Técnica Estadual) “Professor Jadyr Salles”, também situada naquele município. O espaço possui quatro “boxes” dotados de bancada metálica, máquinas para soldar e todos os equipamentos de segurança indispensáveis à atividade – aventais, luvas e máscaras de proteção.

Com capacidade para abrigar 12 alunos ao mesmo tempo, a estrutura já está atendendo aos frequentadores do curso profissionalizante de soldador do CEETEPS (Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza) oferecido gratuitamente em Descalvado pela Prefeitura Municipal – muito mais conhecido como Centro Paula Souza, a instituição é uma autarquia do governo do Estado de São Paulo que administra as Fatecs (Faculdades de Tecnologia) e Etecs paulistas.

Como são 24 os matriculados na turma em funcionamento atualmente, eles foram divididos em dois grupos com 12 integrantes, de modo que cada grupo participa das aulas em dias alternados. As aulas teóricas do curso foram ministradas no campus local da Unicastelo (Universidade Camilo Castelo Branco), outra instituição de ensino que mantém parceria com a prefeitura.

A professora Maria Elizabeth Lopes, chefe da Seção Municipal de Escolas e Cursos Técnicos e Profissionalizantes, uma subdivisão da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, representou o Poder Executivo descalvadense na cerimônia de inauguração da sala de aulas práticas. Segundo ela, existe a possibilidade de que a Estrutezza contrate os 15 alunos mais bem avaliados dessa turma, o que significaria mais de 60% dos profissionais recém-formados colocados diretamente no mercado de trabalho logo após a conclusão do curso.

A expectativa soma-se à demanda real por aproximadamente 100 soldadores qualificados anunciada pela Açotec Perondi Engenharia, fabricante de estruturas metálicas que se instalou em Descalvado em junho deste ano.

Também estiveram presentes ao evento professores membros da direção da Etec Prof. Jadyr Salles e representantes da administração pública de Porto Ferreira.
Logo do Facebook Deixe seu comentário