Reunião marca início de formação de associações de soldadores e costureiras

Reunião marca início de formação de associações de soldadores e costureiras

Webmaster 16/12/2011 - 14:44
Logo após a cerimônia de entrega de diplomas de soldadores e de costureiras industriais, o prefeito Luís Antonio Panone recebeu em seu gabinete um grupo de alunos recém formados naquelas áreas para dar início ao processo de formação de uma associação, ou cooperativa, visando a organização dos trabalhadores.

Representando os soldadores, estiveram presentes no gabinete os formandos Luiz Cesar de Oliveira, Everton da Silva e Rita Solange Marques. Por parte das costureiras, Sonia Maria Pereira Miranda, Inês Francisca da Silva Henrique e Francisca Morais de Souza.

O chefe do Executivo afirmou que o processo de criação de uma associação, ou cooperativa, seguirá os mesmos moldes dos APLs (Arranjos Produtivos Locais) das cadeias produtivas do leite, mel e hortifrutis, que já estão em andamento em Descalvado.

“Mas vamos precisar de apoio das esferas governamentais para a aquisição de equipamentos. O trabalho não se dá de um dia para o outro. No caso da cadeia produtiva do mel, por exemplo, os trabalhos se iniciaram em 2009. Muito embora os apicultores já estejam trabalhando, só agora, no início de 2012, é que será entregue a Casa do Mel, com sede própria e equipamentos necessários para o processamento do produto, o mesmo acontecendo com os pequenos produtores de leite”, afirmou o prefeito.

Panone sugeriu que sejam constituídas comissões para a discussão para saber qual o melhor modelo a ser seguido, se o de associação ou cooperativa. Uma nova reunião está marcada para a manhã do dia 10 de janeiro, com a presença de representantes do SEBRAE.

Antes de terminar a reunião, o prefeito falou sobre o projeto da primeira-dama Lu Alckmin, esposa do governador Geraldo Alckmin, que está gestando a formação de pólos de escolas de moda. De acordo com Panone, é bem provável que Descalvado seja agraciada com um desses pólos, que seria instalado na região Leste da cidade.

Com relação ao mercado de trabalho para costureiras, Panone revelou que “a própria primeira-dama Lu Alckmin afirmou que faltam 40 mil costureiras no estado de São Paulo. Estamos também fazendo gestão junto aos empresários locais para que a futura cooperativa de costureiras seja responsável pela fabricação de uniformes dos funcionários das empresas, o mesmo acontecendo com o poder público. Sabemos também que a fábrica de colchões de Porto Ferreira está precisando de costureiras industriais. E, no futuro, nós vamos criar uma cooperativa para a confecção de roupas para cães e gatos. Portanto, é um ramo promissor”, encerrou o prefeito.

Logo do Facebook Deixe seu comentário