Novo grupo de teatro faz estreia em evento marcado pelo lançamento do livro “À sombra de u

Novo grupo de teatro faz estreia em evento marcado pelo lançamento do livro “À sombra de uma figueir

Webmaster 06/01/2012 - 10:11
Um novo grupo descalvadense de teatro estreou nos palcos locais no último dia 10 de dezembro, no Centro de Convivência Prof.ª Maria Aparecida Fioroni Kastein, popularmente conhecido como Fepasa.

Formado pelos jovens Andréia Calera, Mariana Ruiz, Valter Sanches Junior e Vinicius Spanghero, o DescArtes apresentou a peça “A aposta”, escrita pelo próprio Spanghero, 15. O nome do grupo deriva de um jogo entre as palavras “Descalvado” e “Artes”.

A estreia não poderia ter ocorrido em contexto mais apropriado: o 2º Sábado Cultural, organizado pela AAADesc (Associação dos Artesãos e Artistas de Descalvado) com o apoio da Divisão de Cultura, um braço da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

Estima-se que o evento recebeu mais de 200 pessoas ao longo de suas aproximadamente três horas de duração.

O ponto alto foi o lançamento do livro “À sombra de uma figueira”, da escritora descalvadense Denise Alfieri. A obra reúne mais de uma centena de sonetos escritos ao longo de aproximadamente 10 anos – composto de 14 versos, o soneto é o gênero literário que, no âmbito da cultura ocidental, simbolizou a transição da escola trovadoresca, na Idade Média, para a Renascença, no século XIII.

Segundo a autora, foi a “paixão pela poesia” que enfim a motivou a revelar para o grande público os poemas até então guardados em casa.

Mesmo assim, ela já havia inscrito alguns deles na etapa municipal de quatro edições do Concurso Nacional de Poesia “Marcas do Tempo”.

“O título do livro é uma clara referência às árvores que identificam o nosso Jardim Velho”, explica Alfieri. “O lugar sempre me serviu de inspiração: é a imagem do poeta escrevendo ao pé das figueiras.”

Durante o lançamento de “À sombra de uma figueira”, a autora autografou a obra e tirou fotos com os leitores. Todos os exemplares disponíveis na cerimônia foram vendidos.

A segunda edição do Sábado Cultural contou, ainda, com exposição de fotografias históricas, ilustrações e quadros, feirinha de artesanato dos alunos da unidade local da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), varal de poemas, declamação de poesia, shows de música sertaneja com violeiros, sanfoneiros e cantores participantes do ‘Viola na Praça” e a apresentação de um presépio vivo feita pelo Grupo Teatral RAE (Raízes, Arte e Expressão).

Os integrantes do DescArtes Valter Sanches Junior e Vinicius Spanghero também fazem parte do GAC (Grupo de Apoio Cultural), formado por adolescentes moradores de Descalvado que se voluntariaram para colaborar com a diretoria da Divisão Municipal de Cultura.

Logo do Facebook Deixe seu comentário