Nasce uma nova paróquia: Padres se reúnem com representantes da nova comunidade paroquial

Nasce uma nova paróquia: Padres se reúnem com representantes da nova comunidade paroquial

Webmaster 13/01/2012 - 18:38
Presbíteros enfatizaram unidade nos trabalhos a serem realizados pela Igreja Católica na cidade

Na terça-feira, 10 de janeiro, representantes das comunidades que irão compor a nova Paróquia São Judas Tadeu estiveram reunidos pela primeira vez com o padre Edson Pianca, nomeado pelo bispo diocesano Dom Vilson Dias de Oliveira como administrador da nova quase paróquia. O encontro aconteceu na recém construída Igreja de São Judas Tadeu, localizada no bairro Jardim do Lago, sede da nova comunidade paroquial, e contou ainda com as presenças dos padres Antonio Marcos Venezian e Antonio Carlos de Almeida.

Na abertura do encontro foram apresentados os novos presbíteros à comunidade que destacaram priorizar um trabalho comum entre, agora, as três paróquias do município. Padre Marcos, que deve assumir a Matriz Nossa Senhora do Belém ainda esse mês, chamou a atenção dos representantes das comunidades para os muitos desafios a serem encontrados neste novo projeto, elucidando as dificuldades encontradas no processo de instalação da Paróquia São Sebastião, há dois anos. “A criação e instalação de uma nova paróquia, todos sabemos que não é fácil. Nós padres já tivemos oportunidade de conversarmos a respeito de muitas coisas referente à nova paróquia e decidimos trabalhar juntos nesse projeto do nosso Bispo. O termo divisão existe no mundo todo, para diversas situações, e não queremos usar essa expressão. Estamos criando um novo setor paroquial e o trabalho é de toda a comunidade católica da cidade”, afirmou.

Já Padre Edson, em sua explanação, falou do seu entusiasmo ao assumir a nova paróquia. “Fiquei muito feliz quando São Judas Tadeu foi escolhida pelo Bispo Dom Vilson para ser sede da nova paróquia de Descalvado. Fiquei mais feliz ainda quando recebi a minha nomeação como administrador desse projeto. Conheço Descalvado, tive oportunidade de trabalhar aqui com o Padre Ângelo [Francisco Rossi] e, em seguida, com os Padres Alexander [Dezzoti] e Marcos Venezian e já sabia da necessidade de um atendimento melhor às comunidades da Região Sul da cidade”, disse. “Sou um padre novo, com muita vontade de trabalhar, mas também quero aprender com essa nova comunidade paroquial”, acrescentou.

Entre as discussões e sugestões apresentadas no encontro, Pianca adiantou que as comunidades urbanas da Paróquia São Judas Tadeu (Santo Antonio, Nossa Senhora Aparecida, São José e a própria São Judas Tadeu) vão passar a contar com missas semanalmente no novo calendário ainda a ser apresentado. O sacerdote ainda propôs um atendimento mais intensificado, como confissões e aconselhamentos, em todas as comunidades, incluindo as rurais Nossa Senhora da Saúde e Santa Rita, na Fazenda Agrindus, que também compõem a quase paróquia.

Na semana de 30 de janeiro a 04 de fevereiro, o novo administrador paroquial estará reunido com as comunidades para que, individualmente, elas apresentem suas expectativas e atuais dificuldades.

A posse do Padre Edson está marcada para o dia 26 de fevereiro, às 9h00, na Igreja de São Judas Tadeu. Já a posse do Padre Antonio Carlos de Almeida, na Paróquia São Sebastião, acontece no próximo dia 29 de janeiro. Padre Marcos Venezian deve ser empossado na Matriz Nossa Senhora do Belém somente em 18 de março, embora já tenha iniciado seus trabalhos ainda em janeiro.

Para todas as cerimônias, é aguardada a presença do Bispo Diocesano, Dom Vilson Dias de Oliveira.


Logo do Facebook Deixe seu comentário