Avança a formação de associações de costureiras e soldadores

Avança a formação de associações de costureiras e soldadores

Webmaster 17/01/2012 - 10:22
Conforme previamente agendado no final do ano passado, em 10 de janeiro um grupo de alunos recém-formados em costura industrial e soldador reuniu-se com o chefe do Executivo e secretários da Assistência e Desenvolvimento Social, e de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, para dar continuidade ao processo de formação de uma associação, ou cooperativa, de costureiras e soldadores.

O chefe do Executivo afirmou que o processo de criação de uma associação, ou cooperativa, seguirá os mesmos moldes dos APLs (Arranjos Produtivos Locais) das cadeias produtivas do leite, mel e hortifrutis, que já estão em andamento em Descalvado.

Para o prefeito, o processo, entretanto, é longo e segue trâmites burocráticos. Para se ter uma ideia, o trabalho de formação das Associações dos apicultores e de produtores de leite teve início em 2.009, e contou com o apoio do SEBRAE e ParqTec de São Carlos. Atualmente está em fase de construção as Casas do Leite e Mel, que juntas consumiram R$ 1,4 milhão em investimentos.

Na reunião, foi proposta a criação de uma diretoria provisória, envolvendo os dois grupos de profissionais, para que se iniciem os processos de estudos e burocráticos pelos quais passaram os outros APLs.

Com relação ao mercado de trabalho para costureiras, o prefeito Luís Antonio Panone revelou que “a própria primeira-dama Lu Alckmin afirmou que faltam 40 mil costureiras no estado de São Paulo. Estamos também fazendo gestão junto aos empresários locais para que a futura cooperativa de costureiras seja responsável pela fabricação de uniformes dos funcionários das empresas, o mesmo acontecendo com o poder público. Portanto, é um ramo promissor”, encerrou o prefeito.

Já o campo de trabalho para soldadores é extremamente promissor em Descalvado. A Empresa Açotec Perondi, de Porto Ferreira, está erguendo uma planta às margens da vicinal Vito Gaia Puoli. Está prevista a contratação de aproximadamente 100 funcionários, dentre eles aproximadamente de 60 a 80 soldadores.

Logo do Facebook Deixe seu comentário