“Teste do olhinho” está sendo realizado em recém-nascidos em Descalvado

“Teste do olhinho” está sendo realizado em recém-nascidos em Descalvado

Webmaster 17/01/2012 - 10:31
O “Teste do Olhinho”, também conhecido como “Teste do Reflexo Vermelho”, está sendo realizado em recém-nascidos no Município de Descalvado, em cumprimento à Lei Municipal n.º 2.979/09, de autoria do Vereador Sebastião José Ricci.

Capaz de salvar a visão de milhares de crianças, o “Teste do Olhinho” leva menos de cinco minutos e está sendo procedido por médicos pediatras responsáveis pelas parturientes. Trata-se de um exame muito simples, rápido e indolor, feito através do denominado aparelho oftalmoscópio, que foi adquirido através da Secretaria Municipal de Saúde e colocado à disposição na maternidade local.

Como resultado da não realização do “Teste do Olhinho”, mais de 60% dos recém-nascidos tiveram alteração descoberta apenas quando estavam quase cegos ou cegos para o resto da vida. Estas seqüelas, em grande parte, poderiam ser prevenidas se o problema fosse tratado no tempo certo.

Para se evitar os problemas acima, é de vital importância que o diagnóstico seja feito nos berçários, procedendo-se a uma avaliação geral após o parto. O “Teste do Olhinho” pode ser feito durante os trabalhos de rotina, como na hora de pingar o nitrato de prata, procedimento este que evita a conjuntivite pela bactéria gonococo.

A fim de tornar concreta a implementação do “Teste do Olhinho”, foi publicada no Estado de São Paulo a Lei n.º 12.969, de 29 de abril de 2008, contando com a seguinte redação atualizada: Artigo 1.º - As maternidades e os estabelecimentos hospitalares congêneres do Estado ficam obrigados a realizar, gratuitamente, exame de diagnóstico precoce da catarata e glaucoma congênitos, infecções, traumas de parto e cegueira em todas as crianças nascidas em suas dependências, através da técnica conhecida como “Reflexo Vermelho”.

Para o bem estar da saúde dos recém-nascidos em Descalvado, todos estão sendo assistidos desde o seu primeiro dia de vida com o “Teste do Olhinho” e, ainda, com o “Teste da Orelhinha” e “Teste do Pezinho Mais”, também de iniciativas do Vereador Ricci.

Logo do Facebook Deixe seu comentário