Gavião Peixoto: Moradores usam comunicação por rádio para aumentar segurança na zona rural

Gavião Peixoto: Moradores usam comunicação por rádio para aumentar segurança na zona rural

Webmaster 19/01/2012 - 09:20
Pedidos de socorro podem ser feitos com mais agilidade. PM aprovou sistema e percebeu redução na criminalidade.

Moradores da zona rural de Gavião Peixoto comemoram os resultados do sistema de comunicação por rádio criado para aumentar a segurança. Os produtores aprenderam na prática que só com agilidade e a integração com a polícia podem competir com o crime.

Na zona rural, o celular nem sempre funciona. Quando uma emergência acontece, a distância entre as propriedades é outro fator que pode prejudicar o socorro. “Teria que correr para a cidade mais próxima, que fica a 14 quilômetros, para pedir socorro”, disse o administrador de fazenda André Martinez.

Por esse motivo, ele se tornou uma espécie de guardião de 26 propriedades. Além do rádio comunicador, Martinez tem uma base de contato com os sitiantes e com a Polícia Militar. “A gente procura chamar o pessoal que tem o rádio para saber se está tudo funcionando direitinho”, explicou.

O sistema de rádio rural foi pago pelos próprios donos das fazendas. A região enfrentava uma onda de furtos e roubos. Era comum os bandidos fazerem os moradores reféns e fugirem levando defensivos agrícolas e tratores.

Depois da implantação do sistema, eles dizem que a situação mudou. Os números da PM comprovam a redução de casos de roubos na zona rural. Em 2009, foram cinco casos contra três em 2010 e três em 2011.

A PM confirma o quanto o sistema é importante. “Os produtores já direcionam a gente para o local exato onde o bandido está praticando o delito”, disse o sargento da PM Paulo César dos Santos.

Para ter uma base de contato ou rádio comunicador, produtores formaram uma associação. Com a licença da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), eles pagam uma taxa anual e vão renovar a autorização somente em 2017.

Logo do Facebook Deixe seu comentário