Comentário sobre cartão do SUS deixou vítima de infarto nervosa, diz família

Comentário sobre cartão do SUS deixou vítima de infarto nervosa, diz família

Webmaster 20/01/2012 - 09:48
Homem de 58 anos morreu na terça-feira (17) após discussão com funcionária de posto. Sindicância foi aberta para apurar responsabilidades.

A família do homem de 58 anos, que morreu na terça-feira (17) após sofrer um infarto em frente a um posto de saúde de Pirassununga, disse que o comentário de uma funcionária sobre o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) deixou a vítima nervosa. Uma sindicância foi aberta para apurar as responsabilidades pela morte.

O calheiro Vanildo Soares Teixeira era hipertenso e tinha problemas de coração. Por isso, ele dependia de remédios de uso contínuo. Durante 10 anos, ele se tratou na unidade de saúde da família do Triângulo. Os parentes contam que ele sempre reclamava do atendimento, na maioria das vezes por causa do cartão do SUS.

Na terça, momentos antes de morrer, ele tinha discutido com uma das funcionárias que fez um comentário sobre o cartão, que foi levado. “Ela foi perguntar para ele: ‘o senhor trouxe hoje o cartão? Tem dia que o senhor não traz’. Ele ficou nervoso e começou o bate boca. Ele nem deixou ela olhar mais a pressão. Tomou o cartão da mão dela e saiu. Ele passou mal e caiu na rua”, disse a viúva da vítima, Sueli Dutra Dias.

A secretária de Saúde de Pirassununga, Miriam Scaggion, abriu sindicância para apurar as responsabilidades pela morte. “Nós ouvimos a equipe envolvida e solicitamos a abertura de sindicância”, disse.

A família espera que o atendimento do posto de saúde melhore para que outros não passem pelo mesmo sofrimento. “Por causa de um atendimento, de um cartão, a gente acaba perdendo o pai. Será que precisa realmente desse cartão? Sem ele não pode ser atendido”, questionou o filho da vítima, Wellington Dias Teixeira.

A secretária explicou que o cartão é necessário para a retirada de medicamentos e marcação de consultas. “Para um atendimento de urgência não. A aferição da pressão muitas vezes é um atendimento de urgência”.

Fonte: EPTV.Com

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