Descalvado, 18 de Novembro de 2018 Busca:   
Região

Comentário sobre cartão do SUS deixou vítima de infarto nervosa, diz família

20/01/2012

Homem de 58 anos morreu na terça-feira (17) após discussão com funcionária de posto. Sindicância foi aberta para apurar responsabilidades.

A família do homem de 58 anos, que morreu na terça-feira (17) após sofrer um infarto em frente a um posto de saúde de Pirassununga, disse que o comentário de uma funcionária sobre o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) deixou a vítima nervosa. Uma sindicância foi aberta para apurar as responsabilidades pela morte.

O calheiro Vanildo Soares Teixeira era hipertenso e tinha problemas de coração. Por isso, ele dependia de remédios de uso contínuo. Durante 10 anos, ele se tratou na unidade de saúde da família do Triângulo. Os parentes contam que ele sempre reclamava do atendimento, na maioria das vezes por causa do cartão do SUS.

Na terça, momentos antes de morrer, ele tinha discutido com uma das funcionárias que fez um comentário sobre o cartão, que foi levado. “Ela foi perguntar para ele: ‘o senhor trouxe hoje o cartão? Tem dia que o senhor não traz’. Ele ficou nervoso e começou o bate boca. Ele nem deixou ela olhar mais a pressão. Tomou o cartão da mão dela e saiu. Ele passou mal e caiu na rua”, disse a viúva da vítima, Sueli Dutra Dias.

A secretária de Saúde de Pirassununga, Miriam Scaggion, abriu sindicância para apurar as responsabilidades pela morte. “Nós ouvimos a equipe envolvida e solicitamos a abertura de sindicância”, disse.

A família espera que o atendimento do posto de saúde melhore para que outros não passem pelo mesmo sofrimento. “Por causa de um atendimento, de um cartão, a gente acaba perdendo o pai. Será que precisa realmente desse cartão? Sem ele não pode ser atendido”, questionou o filho da vítima, Wellington Dias Teixeira.

A secretária explicou que o cartão é necessário para a retirada de medicamentos e marcação de consultas. “Para um atendimento de urgência não. A aferição da pressão muitas vezes é um atendimento de urgência”.

Fonte: EPTV.Com









Voltar


 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados