Índice de Breteau em Descalvado é de 6.9, diz Controle de Vetores

Índice de Breteau em Descalvado é de 6.9, diz Controle de Vetores

Webmaster 20/01/2012 - 10:39
O Índice de Breteau em Descalvado é de 6.9, informa o chefe do setor de Controle de Vetores Silvio Donizete Franceschini. Apesar de ficar bem abaixo do resultado apresentado no ano passado, que foi de 9.4, o plano amostral indica considerável densidade larvária. Dos 580 imóveis monitorados, 42 possuíam criadouros e 40 deram positivo para a presença do Aedes aegipty em recipientes diversos.

A Secretaria de Saúde deverá anunciar em breve o início do trabalho de visitação às residências. Foi necessário realizar um certame licitatório para a contratação de empresa para a visitação às residências, com o objetivo se retirar materiais inservíveis e potenciais criadouros da larva do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Até o momento a cidade ainda não apresentou nenhum caso da doença.

A Secretaria de Saúde e demais órgãos da administração já começaram a intensificar os trabalhos para evitar casos da doença na cidade. As primeiras reuniões aconteceram já no final do ano passado e algumas medidas já estão sendo tomadas, posto que o período de estiagem chegou ao fim e as chuvas mais intensas já começaram a cair na cidade.

Muito embora existam quatro espécies de sorotipos, que podem produzir formas assintomáticas, brandas e graves, inclusive fatais, o combate ao mosquito transmissor deverá ser feito apenas com recursos próprios, já que órgãos governamentais anunciaram que não haverá repasse de verbas como no ano passado.

A Secretaria de Saúde adiantou que vai descentralizar a coleta de hemograma em todas as unidades e intensificar o trabalho de conscientização junto à comunidade.

Outra medida anunciada será o monitoramento constante de 19 pontos estratégicos, em que se há a necessidade de juntar entulhos – como no Jardim do Lago, em que a cada quinze dias uma equipe da Saúde realiza o trabalho de pulverização para evitar a proliferação do Aedes aegipty. Também está previsto um amplo trabalho de conscientização junto às transportadoras e proprietários de Vans, que viajam constantemente para regiões em que a dengue já é considerada epidemia.

Com relação aos terrenos, o Poder Público informa que vai intensificar a vigilância, e multar em R$ 300 os proprietários que não procederem a limpeza daqueles espaços. Em caso de reincidência, o valor dobra.

Secretaria da Saúde reforça a recomendação para que os munícipes tenham cuidados para evitar a proliferação do mosquito da dengue, como limpar as calhas das residências; cobrir ou guardar em locais fechados entulhos, restos de obras, pneus, garrafas e demais objetos alojados no quintal; repor a areia nos vasos que estão dentro de casa; retirar ou virar o prato dos vasos que estão no quintal ou jardim; verificar se a caixa d’água está bem tampada.

Casos suspeitos – Em casos de suspeita de dengue, o paciente deve apresentar dois os mais dos seguintes sintomas: febre por até sete dias, dor de cabeça, dor ao redor dos olhos, dores musculares, dor nas articulações, prostração, distúrbios alimentares, náuseas, vômitos, diarréia, erupções na pele e dor abdominal. Nesse caso, o paciente deve ser orientado a se dirigir imediatamente a qualquer uma das unidades de Saúde, inclusive nas USFs, para tratamento.

Logo do Facebook Deixe seu comentário