Leilão para frequências de celular de quarta geração deve ocorrer em maio, diz Bernardo

Leilão para frequências de celular de quarta geração deve ocorrer em maio, diz Bernardo

Webmaster 08/02/2012 - 08:30
O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse hoje (7) que o leilão das faixas de radiofrequência para a quarta geração (4G) da telefonia celular deve ocorrer na metade do mês de maio. Segundo ele, houve um atraso de cerca de quinze dias na previsão inicial e, agora, a publicação do edital para a licitação está prevista para o dia 16 de abril.

De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), todas as cidades-sede da Copa das Confederações de 2013 (torneio-teste para a Copa do Mundo) devem ser atendidas com a tecnologia de 4G até o fim de maio de 2013. No mesmo período, o serviço também estará disponível para as cidades-sede e subsede do Mundial de 2014.

Bernardo ressaltou ainda que a licitação das frequências de 4G incluem exigências, como a ampliação da oferta da terceira geração (3G). “Porque tem lugar que vai demorar mais para chegar 4G, mas podemos acelerar o 3G”, destacou o ministro após participar da Campus Party, evento de tecnologia e inovação que ocorre esta semana na capital paulista.

Além disso, o ministro disse que defenderá a proposta que estipula padrões de qualidade para os serviços de internet que está sendo discutida na Anatel e enfrenta resistência de algumas operadoras. As exigências de qualidade, no entanto, serão acompanhadas de incentivos do governo, segundo Bernardo. “As empresas terão que fazer investimentos. Nós sabemos que isso também exige custo. Por isso, nós estamos fazendo a medida provisória que vai desonerar investimentos. Ou seja, o governo também vai fazer a sua parte”.

Logo do Facebook Deixe seu comentário