Reunião sobre Segurança Pública seguiu com embates, mas sem soluções concretas

Reunião sobre Segurança Pública seguiu com embates, mas sem soluções concretas

Webmaster 10/02/2012 - 19:29
Na manha de ontem (10) ocorreu no Auditório da Secretaria de Educação e Cultura, uma reunião agendada pela Prefeitura Municipal para debates sobre a Segurança Pública. Estiveram presentes além do chefe do executivo, Prefeito Luiz Antonio Panone, o Presidente da Câmara dos Vereadores Flávio Luiz Ancetti, o Major da Polícia Militar Paulo Wilhelm de Carvalho, o Capitão da Polícia Militar Luiz Sérgio Mussolini Filho, o 1º Tenente Paulo Nucci, o investigador da Polícia Civil, Valter Dall´acqua Junior, o Presidente da Associação Comercial e Industrial de Descalvado, Beto Bonani, bem como empresários da cidade. Essa reunião foi agendada após uma crescente onda de furtos e assaltos que nossa pacata cidade vem vivendo.

O chefe do executivo iniciou a reunião demonstrando que investiu R$ 680.000,00 na troca de lâmpadas, em especial da periferia, com o objetivo de melhorar a iluminação, para assim tentar coibir a criminalidade. Durante a reunião o prefeito expôs seu desejo na implantação imediata da Guarda Municipal, na instalação de quatro câmeras de segurança na cidade, bem como a implantação de “tendas” com civis contratados para fazer uma espécie de “fiscalização preventiva”, com o objetivo de “informar” a Polícia Militar quanto a circulação de pessoas “suspeitas”.

Após sua explanação sobre os anseios e possibilidades da municipalidade, o prefeito disse que fez a solicitação junto ao Secretário de Segurança Pública, pedindo mais policiais para nossa cidade, porém como ele disse, seu pedido foi negado. Ainda segundo o prefeito, Descalvado também não foi uma das cidades selecionadas para implantação do Projeto Cidade Digital, que além de prover internet gratuita a população, auxiliaria de forma drástica a segurança pública.

Com a palavra aberta aos outros membros da mesa e demais participantes, o Capitão da Polícia Militar Luiz Sergio Mussolini Filho fez um breve “desabafo”, onde ele salientou que é muito fácil colocar a culpa sobre os ombros da polícia, visto que nossa cidade está com um número de policiais menor que o necessário, visto que somos um dos maiores municípios do estado em extensão territorial. Durante o desabafo o Capitão da PM também desferiu críticas contra a imprensa, por divulgar números que mostram o total de policiais que nossa cidade possui. Não nos consideramos inclusos nas críticas desferidas pelo Capitão, já que temos a consciência que o bandido também sabe ler e não é “burro”, por isso em nossas matérias divulgamos sim os fatos, mas não o número do efetivo da cidade.

Ainda com a palavra, o Capitão Mussolini disse, em alto e bom som que a tão sonhada “Guarda Municipal” será um tremendo “tiro no pé”, visto que a municipalidade divulgou a contratação de apenas 10 pessoas para compor essa GCM, o que se mostrará ineficaz, primeiro pelo número reduzido de pessoas, já que as 10 pessoas irão fazer uma jornada de trabalho de 6 a 8 horas diárias, o que garante apenas duas pessoas por vez, vigiando nossa cidade. Infelizmente vivemos em uma sociedade onde algumas pessoas vêem como natural o não respeito pelas leis, e em sequência, não respeito ao Policial que anda fardado e armado, quiçá o Guarda Civil desarmado, que não tem poder de polícia.

Também foi dito pelas autoridades presentes que a pura e simples instalação dessas quatro câmeras de vigilância auxiliariam no futuro para a identificação de um possível autor de um crime, mas nem sempre serão usadas de forma preventiva, já que a necessidade do material humano continua abaixo do necessário. Quanto às “tendas” espalhadas pela cidade, que serão chamadas de Bases Comunitárias de Segurança, aos olhos dos presentes também não serão a solução.

O comércio presente na reunião, que representa aproximadamente 60% da população de Descalvado também demonstrou não crer nas soluções apresentadas pela Prefeitura, que gerarão uma despesa da ordem de quase R$ 1.000.0000,00 aos cofres públicos. Infelizmente temos a certeza que segurança pública não é um problema apenas de Descalvado, mas sim de todas as cidades, estados e países do mundo, porém, mesmo tendo essa consciência de que o problema é de âmbito mundial, não podemos de forma alguma cruzar os braços.

Movimento Segurança Já

Alguns comerciantes e a população em geral estão colhendo por toda a cidade um abaixo assinado, que será encaminhado ao Secretário de Segurança Pública, aos Deputados eleitos por Descalvado, ao Governador do Estado de São Paulo, bem como ao Comando Geral da Polícia Militar, com o intuito de sensibilizar as pessoas com o poder de designar mais policiais para nossa cidade. “A voz do povo é a voz de Deus” e com base nesse abaixo assinado, os organizadores do movimento acreditam que verdadeiramente terão “um grande peso” junto aos políticos, para melhorar um pouco a situação da cidade.

Logo do Facebook Deixe seu comentário