Unicastelo concede título “Honoris Causa” a José Antonio Todescan Gabrielli

Unicastelo concede título “Honoris Causa” a José Antonio Todescan Gabrielli

Webmaster 30/03/2012 - 00:11
Outorga será realizada no campus Descalvado em 13 de abril. Familiares, amigos e autoridades do município e região são aguardados na solenidade

Mais que reverenciar a memória do saudoso José Antonio Todescan Gabrielli, o Lito, a Unicastelo através do Consun (Conselho Universitário) baixou resolução que concede o título Professor Honoris Causa ao ex-coordenador geral do campus Descalvado. O ato solene de outorga de título será realizado às 19 horas do dia 13 de abril, data em que ele comemoraria 69 anos de idade. Para a solenidade são aguardados familiares, amigos e representantes da sociedade de Descalvado e região. Lito faleceu em 23 de fevereiro passado na cidade de Ribeirão Preto, vítima de uma infecção generalizada.

O referido título é certificado a personalidades do universo acadêmico que tenham dedicado esforços para propagação das artes, da ciência ou de ações humanitárias. A homenagem considera, ainda, peculiaridades como boa reputação, virtudes e méritos utilizados a favor de pessoas ou instituições. Características essas que a sociedade descalvadense sempre reconheceu em Lito. Biomédico, economista, quatro vezes vereador e prefeito do município entre os anos de 1997 a 2000, José Antonio Todescan Gabrielli foi figura de destaque no cenário político, educacional e social da cidade. Foi Lito que, na sua gestão frente ao Poder Executivo, empenhou esforços para trazer a Unicastelo ao município e começar a erguer o grande complexo onde hoje funciona o campus da universidade.

Veja depoimento da Pró-Reitora Adjunta de Graduação e Extensão, Mara Regina Rösler, relatora da Resolução que concede o título ao ex-coordenador:

“A Universidade Camilo Castelo Branco – UNICASTELO, vem a este colegiado superior apresentar a proposta de homenagem póstuma enaltecendo a figura de seu ex-Coordenador do Campus de Descalvado, falecido em 23 de fevereiro. A Universidade enaltece a figura humana e competente de José Antonio Todescan Gabrielli, sua postura de grande homem, conciliador, generoso, carinhoso e hospitaleiro e ressente-se da lamentável ausência de convívio. Casado com Rosinês Pozzi Casati Gabrielli, deixa 2 filhos e 3 netos. Lito era graduado em Economia e em Biomedicina, especialista em Patologia Clínica, ex-Prefeito de Descalvado, onde adquiriu experiência e desempenho político. Seu espírito comunitário e desbravador, com o saudável humor dos sábios fez dele um marco, uma referência na UNICASTELO, na cidade de Descalvado e nas regiões do entorno e abrangência.

Na gestão do Campus Descalvado possibilitou, com a colaboração do corpo docente que muitos jovens fizessem uma formação adequada e desenvolvessem a pesquisa.

Lito, como carinhosamente era chamado, foi um ser presente, respondendo aos desafios, aos redesenhos necessários, colaborando sempre com a Reitoria e a Mantenedora para configurar um planejamento mais acertado. Humilde, recebia orientações sobre questões acadêmicas e as cumpria, junto com os coordenadores de cursos, motivo pelo qual obtivemos os melhores resultados nas avaliações realizadas pelo MEC.

A maturidade concedeu-lhe o valor da prudência; ser educado soube conduzir cada passo para reafirmar o triunfo da educação superior no constante diálogo com a Reitoria da Universidade, na defesa de princípios e diretrizes do ensino superior brasileiro.

Com uma leitura da visão de futuro num diário movimento com a PROGRAD, delinearam-se cursos novos, ratificaram-se áreas de qualidade constatada e redimensionaram-se estratégias para planejamentos futuros que comporão o novo Plano de Desenvolvimento Institucional.

A cada viagem de trabalho em Descalvado, todos nós fomos recebidos com a delicadeza e a organização de um Coordenador. Sabia mostrar a verdade, de uma forma esperançosa onde está poderia já ter desaparecido. Era alegre, com o sorriso benevolente dos seres felizes. Envolvido, pois, na luta em prol de uma educação de qualidade enseja a merecida homenagem deste Conselho Superior.”


A resolução de concessão de título Honoris Causa foi publicada em 09 de março e assinada pelo Reitor José Carlos Pettorossi Imparato.
Logo do Facebook Deixe seu comentário