Ações voltadas para a agricultura familiar de Descalvado são destaques em Brasília

Ações voltadas para a agricultura familiar de Descalvado são destaques em Brasília

Webmaster 10/04/2012 - 08:59

Ações da Prefeitura de Descalvado voltadas para o apoio à agricultura familiar foram destaque no “I Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável: Pequenos Negócios, Qualidade Ambiental Urbana e Erradicação da Miséria” - I EMDS, ocorrido em Brasília, segundo informações da Frente Nacional dos Municípios, promotora do evento. Apenas 30 municípios brasileiros tiveram as experiências contempladas no Fórum, sendo que apenas oitos deles localizados no estado de São Paulo.

De acordo com os organizadores, “para a seleção das experiências inscritas foram considerados aspectos como a pertinência da boa prática inscrita e a possibilidade de replicação por outros municípios. As boas práticas selecionadas foram apresentadas nas mesas e painéis do evento. Além disso, farão parte de uma publicação que será preparada pelo Instituto Polis e lançada em breve pela FNP”.

Desde 5 de maio, A FNP disponibilizou no hotsite do I EMDS (www.encontrodesenvolvimento.fnp.org.br) os vídeos de boas práticas apresentados durante o encontro. O vídeo relatando a experiência dos pequenos agricultores e assentados descalvadenses foi produzido pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura, com o apoio da Assessoria de Relações Institucionais e Ações Estratégicas e da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O vídeo institucional inscrito no Edital de Apresentação Eletrônica de Boas Práticas do I EMDS levou o título de “Agricultura Familiar em Descalvado – Desenvolvimento Sustentável e Inclusão Social”. Nele, personagens como o agricultor assentado Israel Francisco Bandera, o presidente da AFADE (Associação da Agricultura Familiar de Descalvado) Nivaldo Grippa, o secretário de Agricultura André Fernandes e o prefeito Luís Antonio Panone contam a trajetória do fortalecimento da agricultura familiar em nossa cidade .

O chefe do Executivo descalvadense destacou que desde o início da administração houve por parte do Poder Público um grande incentivo aos pequenos agricultores familiares, com a formação dos APLs (Arranjos Produtivos Locais) da cadeia produtora de mel, leite e hortifrutis. O prefeito revela que a próxima ação será a de priorização a aquisição de produtos vindos da agricultura familiar para incrementar o programa “Café da Manhã Solidário”, em que diariamente são servidas refeições para os trabalhadores.

Carta – “A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) defende maior protagonismo dos municípios na formulação e implementação de políticas públicas que interferem diretamente no cotidiano das cidades e promovam sustentabilidade econômica, social e ambiental no Brasil. O pedido está expresso na Carta dos Municípios Brasileiros Pelo Desenvolvimento Sustentável, elaborada a partir dos debates realizados durante o I Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, realizado pela FNP, que reuniu mais de 2 mil participantes em Brasília (DF) de 27 a 29 de março de 2012”, conforme consta no site do Encontro.

Prossegue o documento, “a FNP afirma que o desenvolvimento sustentável dos territórios requer novas estratégias, voltadas para o fortalecimento e articulação dos atores locais e para a expansão de suas iniciativas, abrindo-lhes espaços para sua participação protagonista. “Nosso desafio é dialogar com a promoção do desenvolvimento local sustentável, dando ênfase ao fortalecimento dos micro e pequenos empreendimentos urbanos e rurais.”

A Carta dos Municípios Brasileiros Pelo Desenvolvimento Sustentável alerta que o mundo vive um momento desafiador. “A crise financeira e o atual modelo de desenvolvimento dilapidam os recursos naturais e beneficiam uma minoria da população, impactando na qualidade de vida e colocando em risco o futuro do planeta.” O documento também defende a ampliação do debate sobre sustentabilidade ambiental no intuito de permitir que os municípios brasileiros colaborem com os debates da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, onde a Carta também será divulgada”.

Segue abaixo a lista dos municípios que tiveram suas boas práticas apresentas e em qual mesa e/ou painel.

- Alegrete (RS): Mesa 2.8 – Cooperação Federativa e Consórcios Públicos;

- Bonito da Santa Fé (PR): Mesa 3.4 - Manejo das Águas e Prevenção de Desastres;
- Caculé (BA) Mesa 3.2 – Planos Municipais de Resíduos Sólidos e Coleta Seletiva;

- Caeiras (SP) Mesa 4.5 – Manejo de Resíduos Sólidos e Logística Reversa: Oportunidade para Inclusão Social dos Catadores;

- Campo Grande (MS): Mesa 1.7 – As Compras Públicas como Estratégia de Fortalecimento das MPEs;

- Canoas (RS): Mesa 2.7 – Planejamento Urbano e Gestão Participativa;

- Cariacica (ES): Mesa 2.1 – Desoneração, Desburocratização e Formalização de Empreendimentos;

- Cássia (MG): Mesa1.8 – As Regras de Uso e Ocupação do Solo e os Pequenos Negócios;

- Contagem (MG): Mesa 3.1 – Mobilidade Urbana Sustentável para Todos e Qualidade do Ar;

- Descalvado (SP): Painel 1 – Dinamização da Economia Local e Oportunidades para os Pequenos Negócios;

- Diadema (SP): Mesa 2.3 – Apoio à Inovação e Acesso à Tecnologia de Baixo Impacto Ambiental;

- Imperatriz (MA): Mesa 4.1 – Capacitação Profissional Compatível com a Sustentabilidade;

- Lauro de Freitas (BA): Mesa 2.6 – Governança do Desenvolvimento Local Sustentável;

- Maringá (PR): Mesa 3.5 – Áreas Verdes e de Preservação Permanente no Ambiente Urbano;

- Paranaguá (PR): Mesa 2.2 – A Escola Pública, a Educação Empreendedora e a Educação Ambiental;

- Paulista (PE): Mesa 4.2 – Os jovens, o Empreendedorismo e o Trabalho;

- Paulo Afonso (BA): Mesa 1.2 – Grandes Eventos Esportivos e Pequenos Negócios;

- Quatro Pontes (PR): Mesa 1.1 – Identificação e Potencialização das Vocações Locais;

- Santarém (PA): Mesa 3.8 – Economia Solidária e Criativa;

- São Bernardo do Campo (SP): Mesa 4.4 – A Erradicação da Miséria nos Municípios Populosos e Pobres (g100);

- São Carlos (SP): Mesa 3.3 – Construção Sustentável;

- São José dos Campos (SP): Mesa 1.4 – Espaços que incentivam o Empreendedorismo;

- Serranópolis do Iguaçu (PR): Mesa 1.5 – Agricultura Familiar como Empreendimento;

- Toledo (PR): Painel 3 – Qualidade Ambiental Urbana e Desenvolvimento Sustentável;

- União dos Palmares (AL): Mesa 1.3 – A Formalização do Empreendedor Individual e seus Desdobramentos;

- Uruçuca (BA): Mesa 3.6 – Licenciamento Ambiental nos Municípios: A LC 140 / 2011;

- Valinhos (SP): e Goiânia (GO) Mesa 1.6 – Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária;

- Várzea Paulista (SP): Cerimônia de Abertura e Mesa 2.4 – Microfinanças e Moedas Sociais;

- Vitória (ES): Painel 4 – Inclusão Produtiva e a Geração de Emprego e Renda / Mesa 4.3 – As Mulheres e o Empreendedorismo;

- Votuporanga (SP): Painel 2 – A Gestão Pública Aliada ao Empreendedorismo / Mesa 2.5 – Como Aferir o Desenvolvimento Sustentável das Cidades.

Logo do Facebook Deixe seu comentário