Secretaria de Educação e Cultura lança livro sobre a História de Descalvado

Secretaria de Educação e Cultura lança livro sobre a História de Descalvado

Webmaster 12/04/2012 - 09:05
Iniciando oficialmente os festejos 180 da fundação de Descalvado, comemorados em setembro próximo, a Secretaria de Educação e Cultura (SEEC) lançará um livro sobre a história de Descalvado. O evento ocorrerá no dia 21 de abril, sábado, às 9h, na antiga Estação Ferroviária. A data foi escolhida, em especial, devido ao fato de, no dia 22 de abril, também ocorrer o aniversário da emancipação política do município.

O livro foi escrito por vários autores, locais e regionais, que abordam desde a composição geográfica do interior paulista, o povoamento do território, no século XIX, passando pelo desenvolvimento cafeeiro, a escravidão negra, a imigração e o período das tecelagens, em meados do século XX, até alguns aspectos sociais e culturais específicos da realidade local. O objetivo da obra, além de ser mais um material didático para todos os nossos alunos, é fomentar a discussão e incentivar que outros pesquisadores se debrucem sobre o processo histórico de ocupação e produção que se desenvolveu na região e no município.

Outras obras, muito relevantes, já foram produzidas a respeito: o objetivo do presente livro é levantar novas fontes de pesquisa, contribuir para a socialização de informações e incentivar novas produções a respeito. A obra foi coordenada pelos professores Alessandra de Jesus Batista Paganotto e Marco Antonio Pratta, funcionários da Secretaria de Educação e Cultura.

Segundo a secretária professora Rosinês Pozzi Casati Gabrielli, os projetos da SEEC estão voltados, nessa área, para a realização de cursos permanentes de capacitação e a confecção de materiais que complementem e auxiliem os docentes no desenvolvimento dos conteúdos em sala de aula. Em 2012, noventa professores da rede municipal de ensino participam do curso de História e Geografia realizado mensalmente pela secretaria.

A SEEC produz periodicamente a revista Mundo do Saber, para os alunos da rede municipal; em 2011 foi lançado o Atlas Histórico e Geográfico do Município e, agora, o livro sobre a história de Descalvado. A tiragem inicial da obra é de 1.500 exemplares, confeccionados integralmente com subsídios da iniciativa privada, por intermédio de empresas parceiras.

Todas as bibliotecas e escolas do município, públicas e privadas, receberão uma quantidade de exemplares para consulta. Uma parte dos livros será vendida e a renda obtida revertida para o Museu Público Municipal, a ser inaugurado em breve.

Foto: Descalvado em 1939 - Acervo Cal Lima

Logo do Facebook Deixe seu comentário