Saudoso “Lito” é consagrado com outorga de Professor Honoris Causa pela Unicastelo

Saudoso “Lito” é consagrado com outorga de Professor Honoris Causa pela Unicastelo

Webmaster 14/04/2012 - 14:39

A noite de ontem foi especialmente emocionante para os amigos e familiares de José Antonio Todescan Gabrielli, o Lito, pois lhe foi outorgado postumamente o Título de Professor Honoris Causa, concedido pelo Conselho Universitário da Unicastelo.

O ato solene contou com a presença de aproximadamente quinhentas pessoas entre familiares, amigos, autoridades e alunos da universidade estiveram presentes no evento, que se realizou na data em que ele comemoraria 69 anos de idade. Lito faleceu em 23 de fevereiro passado na cidade de Ribeirão Preto, vítima de uma infecção generalizada.

O referido título é certificado a personalidades do universo acadêmico que tenham dedicado esforços para propagação das artes, da ciência ou de ações humanitárias. A homenagem considera, ainda, peculiaridades como boa reputação, virtudes e méritos utilizados a favor de pessoas ou instituições. Características essas que a sociedade descalvadense sempre reconheceu em Lito. Biomédico, economista, quatro vezes vereador e prefeito do município entre os anos de 1997 a 2000, José Antonio Todescan Gabrielli foi figura de destaque no cenário político, educacional e social da cidade. Foi Lito que, na sua gestão frente ao Poder Executivo, empenhou esforços para trazer a Unicastelo ao município e começar a erguer o grande complexo onde hoje funciona o campus da universidade.

Veja depoimento da Pró-Reitora Adjunta de Graduação e Extensão, Mara Regina Rösler, relatora da Resolução que concede o título ao ex-coordenador:

“A Universidade Camilo Castelo Branco – UNICASTELO, vem a este colegiado superior apresentar a proposta de homenagem póstuma enaltecendo a figura de seu ex-Coordenador do Campus de Descalvado, falecido em 23 de fevereiro. A Universidade enaltece a figura humana e competente de José Antonio Todescan Gabrielli, sua postura de grande homem, conciliador, generoso, carinhoso e hospitaleiro e ressente-se da lamentável ausência de convívio. Casado com Rosinês Pozzi Casati Gabrielli, deixa 2 filhos e 3 netos. Lito era graduado em Economia e em Biomedicina, especialista em Patologia Clínica, ex-Prefeito de Descalvado, onde adquiriu experiência e desempenho político. Seu espírito comunitário e desbravador, com o saudável humor dos sábios fez dele um marco, uma referência na UNICASTELO, na cidade de Descalvado e nas regiões do entorno e abrangência.

Na gestão do Campus Descalvado possibilitou, com a colaboração do corpo docente que muitos jovens fizessem uma formação adequada e desenvolvessem a pesquisa.

Lito, como carinhosamente era chamado, foi um ser presente, respondendo aos desafios, aos redesenhos necessários, colaborando sempre com a Reitoria e a Mantenedora para configurar um planejamento mais acertado. Humilde, recebia orientações sobre questões acadêmicas e as cumpria, junto com os coordenadores de cursos, motivo pelo qual obtivemos os melhores resultados nas avaliações realizadas pelo MEC.

A maturidade concedeu-lhe o valor da prudência; ser educado soube conduzir cada passo para reafirmar o triunfo da educação superior no constante diálogo com a Reitoria da Universidade, na defesa de princípios e diretrizes do ensino superior brasileiro.

Com uma leitura da visão de futuro num diário movimento com a PROGRAD, delinearam-se cursos novos, ratificaram-se áreas de qualidade constatada e redimensionaram-se estratégias para planejamentos futuros que comporão o novo Plano de Desenvolvimento Institucional.

A cada viagem de trabalho em Descalvado, todos nós fomos recebidos com a delicadeza e a organização de um Coordenador. Sabia mostrar a verdade, de uma forma esperançosa onde está poderia já ter desaparecido. Era alegre, com o sorriso benevolente dos seres felizes. Envolvido, pois, na luta em prol de uma educação de qualidade enseja a merecida homenagem deste Conselho Superior.”





Logo do Facebook Deixe seu comentário