Técnicos fazem vistoria para eliminar focos de raiva em Descalvado

Técnicos fazem vistoria para eliminar focos de raiva em Descalvado

Webmaster 19/04/2012 - 09:18
Alvo são as cavernas e prédios abandonados de propriedades rurais.
Município confirmou caso de raiva bovina em fazenda no fim de março.

Técnicos do Escritório de Saúde Animal estão vistoriando propriedades rurais de Descalvado, depois que um caso de raiva bovina foi confirmado na cidade. O objetivo é fazer o controle do morcego que transmite a doença.

Os técnicos estão vistoriando casas abandonadas, buracos e túneis. “São lugares que não tem acesso de pessoas, bem escuros”, disse o técnico de Apoio Agropecuário Mizael Rodrigues Nazário.

Ao todo, 35 morcegos já foram capturados e mais de 20 propriedades vistoriadas. “Nós queremos eliminar todas as colônias que possam servir de vetores para a raiva”, explicou

No fim de março, foi registrado um caso de raiva bovina em uma fazenda do município. Ao todo, nove animais morreram. Por isso, em um raio de 10 quilômetros do local, os técnicos procuraram por abrigos. “Juntamente com isso recomenda-se ao produtor vacinar o rebanho, tanto os bovinos como equinos”, destacou a diretora da Divisão Pecuária e Sanitária, Maria Cecília Queiróz Gentil.

Somente os morcegos hematófagos, que se alimentam de sangue, transmitem a raiva. “Só o morcego contaminado com o vírus da raiva que vai transmitir. Pode ter outros hematófagos que não estão com o vírus”, disse Maria.

Depois de capturados, os morcegos recebem uma pasta anticoagulante e são soltos. “Essa é uma pasta vampiricida e quando o morcego retorna ao habitat ele contamina os outros”, disse o chefe do Controle de Zoonoses, Carlos Henrique Barbalho.


Logo do Facebook Deixe seu comentário