Novas reduções da taxa de juros devem ser feitas “com parcimônia”, diz ata do Copom

Novas reduções da taxa de juros devem ser feitas “com parcimônia”, diz ata do Copom

Webmaster 26/04/2012 - 09:22
Novas reduções da taxa básicas de juros, a Selic, devem ser conduzidas com parcimônia, segundo a ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), divulgada hoje (26).

O documento destaca que “mesmo considerando que a recuperação da atividade vem ocorrendo mais lentamente do que se antecipava, o Copom entende que, dados os efeitos cumulativos e defasados das ações de política [reduções da taxa Selic] implementadas até o momento, qualquer movimento de flexibilização monetária adicional deve ser conduzido com parcimônia”.

Na ata de março, o Copom informou que a Selic estava se deslocando para patamares “ligeiramente acima dos mínimos históricos, e nesses patamares se estabilizando”. A menor taxa já registrada foi 8,75% ao ano, de julho de 2009 até o final de abril de 2010, quando subiu para 9,5% ao ano.

Em março deste ano, o BC reduziu a taxa Selic de 10,5% para 9,75% ao ano. Na reunião deste mês, houve nova redução de 0,75 ponto percentual para 9% ao ano.

Logo do Facebook Deixe seu comentário