Descalvado, 20 de Novembro de 2018 Busca:   
Geral

Mutirão da faxina traz praticidade e maior renda para domésticas

26/04/2012

Vantagens são ainda maiores para quem contrata o serviço de faxina.
Saiba quando há vínculo empregatício e os direitos das diaristas.


Os mutirões da faxina, quando duas, três ou mais empregadas domésticas se reúnem para o trabalho, têm crescido cada vez mais. Essa modalidade tem agradado os clientes que vêem no serviço uma forma de economizar no orçamento mensal.

Após trabalhar anos como diarista, a empresária Paula Ferreira montou seu próprio negócio de mutirões. “É uma fonte de comércio, então decidi tentar. Daí nasceu minha empresa e hoje tenho 20 empregadas” revelou.

A diarista Lucilene Tolentino decidiu trabalhar em uma empresa porque se sente mais protegida. Para ela, a maior vantagem é ter os direitos garantidos, como INPS, registro em carteira, o que nem sempre ocorre em uma casa de família.

A vantagem não é só para as diaristas, mas também para quem contrata. A comerciante Edivânia Dezuânia disse que costumava ter problemas com as empregadas que abandonavam o trabalho, o que, segundo ela, não acontece no caso das empresas.

Há ainda outros segmentos de mercados. A doméstica Zuleide César, por exemplo, trabalha somente em repúblicas de estudantes. “O trabalho se torna mais ágil e acabo lucrando mais. Antes atendia apenas duas casas e hoje atendo até cinco”, explicou.

Direitos Trabalhistas
De acordo com o gerente regional do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em São Carlos (SP), Antônio Valério Morillas Júnior, quando uma diarista trabalhar três dias por semana para um mesmo empregador, passa a ser obrigadotório o registro em carteira, o direito a 13º salário, férias e todos os direitos previdenciários.

Ainda sobre o caso de uma diarista, Morilas explicou que ao trabalhar no máximo duas vezes por semana em uma mesma residência, o trabalhador pode contribuir com a Previdência como autônomo.

Sobre o pagamento, é importante que o contratante assine o recibo ao final de cada prestação de serviço. No caso do vínculo empregatício, esse recibo é feito mensalmente com os descontos legais de INSS e vale transporte, no qual uma via fica com o empregado e outra com o empregador.

Fonte: G1 São Carlos









Voltar


 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados