Descalvado, 15 de Abril de 2021 Busca:   
Brasil e Mundo

Procon alerta para a omissão de bancos sobre a redução de juros

16/05/2012

Uma pesquisa da Fundação Procon feita com os principais bancos descobriu que a publicidade dos juros baixos, que teve a adesão dos principais bancos do país, muitas vezes omite detalhes importantes para o consumidor.

Em muitas linhas de crédito, os juros atuais correspondem à metade do que era cobrado. Apesar disso, para o Procon, conseguir essas taxas não é tão fácil quanto parece.

Segundo o diretor do Procon de Rio Claro (SP), Sérgio Santoro, na hora de fechar o contrato de cartões de crédito e empréstimos o consumidor é obrigado a aderir a outros serviços, pagando as taxas deles. “Ele é enganado disfarçadamente pelos bancos. É muito barulho para pouca redução. A eventual redução de juros vem acompanhada principalmente na adesão de um pacote de serviços, que custeiam essa redução um pouco ilusória”.

Ainda de acordo com Santoro, além de ser propaganda enganosa, isso pode ser considerado venda casada. “Por isso a Fundação Procon já está notificando os grandes bancos para que esclarecem ao consumidor”, disse.

Primeiro o banco é notificado e pode ser punido com multa. “Existe um grande banco anunciando na TV redução de juros pela metade de um cartão de crédito. Sem adesão de pacote de serviços e tarifas, essa taxa não existe. Porque o cliente tem que receber o seu salário lá e ter uma conta. Então ele está sendo enganado”, afirmou Santoro.

O levantamento do Procon analisou as taxas mínimas e máximas praticadas nas principais modalidades de crédito, em 2 de maio, nos bancos Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, HSBC, Itaú, Bradesco e Santander. A íntegra da pesquisa está no site do Procon.

G1 São Carlos









Voltar


 











Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2021 - Todos os direitos reservados