Concurso Público: É quase impossível a Prefeitura contratar, ainda nesse ano, algum dos ca

Concurso Público: É quase impossível a Prefeitura contratar, ainda nesse ano, algum dos candidatos a

Webmaster 05/07/2012 - 03:51
Como se não bastasse o fato de que a prefeitura não vai poder contratar nenhum dos candidatos aprovados no concurso público que ocorrerá em julho, há também a possibilidade de que pessoas que se sentiram prejudicadas pela mudança nas datas das provas, peçam a suspensão ou até mesmo o cancelamento do concurso.

Geralmente um concurso público é motivo de alegria e esperança para a população, pois no mundo globalizado em que vivemos, onde as chances de conseguir bons empregos, com bons salários estão cada vez mais difíceis, a população recorre aos concursos públicos, pois a estabilidade de emprego assegurada nas contratações governamentais são vistas com “bons olhos” pela população, porém existem os dois lados da moeda, já que alguns administradores públicos, que buscam apenas o voto, acabam usando os concursos públicos apenas como estratégia eleitoral, deixando os anseios e as necessidades do povo em segunda instância.

A lei é clara quando afirma que nenhuma prefeitura pode contratar funcionários provenientes de concurso público aberto dentro do prazo de 90 dias que antecedem a eleição, tão pouco após, pois só é permitida a contratação após a nomeação dos vereadores e prefeitos eleitos, salvo se o concurso teve sua homologação em um determinado prazo legal, o que não é o caso de Descalvado. Com isso o que poderia ser o alívio para a população que anseia em conseguir um emprego, torna-se uma possível jogada política (de muito mau gosto) às vésperas da eleição.

Má organização do concurso pode gerar solicitações de suspensão ou até mesmo o cancelamento desse concurso junto ao Ministério Público
Vários leitores escreveram para nossa redação denunciando que foram impedidos de se inscreverem para mais de um cargo, pois como em ambos os editais (01/2012 e 02/2012), as provas estavam previstas para ocorrerem apenas no dia 15 de julho, não seria possível para o candidato se inscrever para mais de um cargo, porém dias após o encerramento das inscrições a prefeitura e a empresa responsável pela elaboração do concurso divulgam um Edital de Convocação, que informa que as provas, que a princípio seriam realizadas apenas no dia 15, passam a serem realizadas nos dias 15 e 22 de julho, em dois períodos. Com isso os candidatos que no início foram impedidos de se inscreverem nos dois concursos, ficam evidentemente prejudicados pela falta de organização da administração nesse concurso.

Apenas para exemplificar, uma pessoa poderia se inscrever para o cargo de escriturário, que terá sua prova no dia 15, no período da manhã, para o cargo de almoxarife, que terá a prova também no dia 15, no período da tarde, e poderia também se inscrever para o cargo de guarda civil municipal, que terá a sua prova no dia 22, no período da manhã. Dessa forma muitas pessoas se sentiram prejudicadas com o concurso já no momento de sua inscrição. Inclusive nossa redação pode observar que mais de uma pessoa fez esse questionamento diretamente ao Prefeito Panone em seu perfil no Facebook, porém até a publicação dessa matéria, ele não havia respondido as pessoas que o questionaram. A Prefeitura deveria saber que o edital, que prevê a prova num só dia, deveria ser obedecido.

Guarda Civil nas ruas apenas no final de 2013, ou 2014
Todos os aprovados no concurso público não serão contratados esse ano, ficando a cargo do próximo prefeito eleito a contratação dos aprovados, isso de acordo com a necessidade e provimento de recursos, conforme o próprio edital diz. Com isso a tão esperada Guarda Municipal, que em tese ajudaria no combate a violência que cresceu vertiginosamente em nossa cidade, somente estará nas ruas no final de 2013 ou início de 2014, pois como todos os aprovados nesses concursos públicos não podem ser contratados antes de 01 de janeiro de 2013, somente após a posse do próximo prefeito eles serão contratados, para apenas depois fazerem o curso pertinente ao cargo, o que resultará em um atraso na colocação da Guarda Civil Municipal nas ruas, gerando um atraso de mais um ano.


Logo do Facebook Deixe seu comentário