São Carlos lidera ranking de acessos à internet da região central de SP

São Carlos lidera ranking de acessos à internet da região central de SP

Webmaster 06/07/2012 - 09:11
Pesquisa realizada pela FGV mostra mapa da inclusão digital no Brasil.
Utilização de computadores em casa foi o principal item avaliado no estudo.

São Carlos (SP) lidera com o número de microcomputadores conectados à internet na região central com 53,57% , enquanto a média nacional é de 33,2%. A cidade ocupa a 30ª posição no ranking, seguida por Araraquara (SP) com 53,48%. Gavião Peixoto (SP) apresenta o menor índice (21,51%), segundo levantamento realizado pelo Centro de Políticas Sociais (CPS) da Fundação Getúlio Vargas (FGV). O Brasil está em 63º lugar entre os 154 países pesquisados.

A pesquisa avaliou a qualidade do acesso, seu uso e retornos. Os resultados servirão de subsídio para monitorar os indicadores que compõem as metas do milênio da Organização das Nações Unidas (ONU) para diminuir a desigualdade mundial. O objetivo é promover uma cooperação com o setor privado para que os benefícios das novas tecnologias se tornem acessíveis, sobretudo nos países em desenvolvimento e nos setores de informação e comunicação.

Contrastes na região
O mapa da inclusão digital mostra que cidades mesmo tão próximas têm realidades bem distantes. Enquanto São Carlos estão no topo do ranking da região, Ibaté (SP) que fica a apenas 11 km de distância está entre as piores posições no estudo com 29, 83% dos computadores com acesso à web.

Para Joice Otsuka, coordenadora de inovações tecnológicas dos cursos à distância da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é preciso melhorar o acesso e preparar a comunidade para usar a internet.

“É uma necessidade de formação continuada, tanto do ensino fundamental e médio, para as possibilidades de uso para a educação e pesquisa”, diz.

Os computadores da biblioteca que dão acesso à berçarista Lucimara Custódio ao mundo digital. Foi lá que ela se inscreveu para um concurso. “Demorou dois anos, mas acabei passando e graças a Deus estou trabalhando”, conta.

Há dois meses ela comprou o primeiro computador e agora economiza para conseguir instalar a internet. “Não tinha condições de ter, agora que tenho estou correndo atrás, porque sem internet hoje você é analfabeto”, diz.

Dados do estudo
A utilização de computadores em casa foi o principal item avaliado. Dados mostraram que 46,92% das conexões são realizadas a partir de residências. Há nove anos, apenas 8% das casas tinham acesso à internet, hoje são 33%.

Segundo a pesquisa, os homens são os que mais conectam em casa. A faixa etária responsável pelo maior número de acessos está entre 20 e 40 anos.

As causas da exclusão digital também foram apontadas. Entre os mais jovens, o problema é a falta de acesso, enquanto nos mais velhos a dificuldade está na utilização dos equipamentos. Foi constatado que 33,14% das pessoas não acham necessário ou não querem usar a internet. Ao menos 31,35% alegou não saber utilizar os equipamentos e 29,79% não possuem computador. Apenas 1,76% dos entrevistados afirmou que o preço elevado dos computadores dificulta o uso da internet em casa.

Confira o ranking nacional das cidades da região



Fonte: G1 São Carlos

Logo do Facebook Deixe seu comentário