Descalvado, 15 de Novembro de 2018 Busca:   
Região

Apicultores de Descalvado participam de evento regional “Meu dia pede Mel”

11/07/2012

Em 2012, atividades do projeto serão realizadas em Araras nos dias 28 e 29 de julho. Objetivo é promover o crescimento da atividade apícola, gerando maior lucratividade e novos mercados.

Os apicultores de Descalvado participam nos dias 28 e 29 de julho das atividades do projeto “Meu dia Pede Mel”. O objetivo é promover o crescimento e o sucesso da atividade apícola, gerando maior lucratividade e conquistando novos mercados regionais, além de mostrar os benefícios do mel como um alimento natural.

A ação envolve o Grupo Regional de Apicultores do Sebrae-SP, por meio da aplicação da metodologia do programa AgroSebrae e conta com a participação de 65 apicultores dos municípios da Araras, Descalvado, Pirassununga, Leme e Rio Claro, em parceria com Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Araras (ACIA), Associação dos Apicultores dos municípios envolvidos e da Prefeitura Municipal de Araras, constando na programação oficial das comemorações dos 150 da cidade.

“O evento foi formatado para viabilizar conhecimento, informação e inovação tecnológica para o apicultor, apresentação dos benefícios do uso do mel na culinária regional, além da apreciação e acesso ao público, através de atrações expositivas sobre o produto”, disse Fábio Bonassi, Gerente Regional do Sebrae-SP São Carlos.

Segundo a Confederação Brasileira Apicultura (CBA), os brasileiros consomem cerca de 128 gramas de mel por ano, bem menos do que nos Estados Unidos, por exemplo, onde a média é de 1,5 kg por pessoa ao ano. A estimativa de produção do grupo de apicultores em 2012 é de 220 toneladas de mel.

“A intenção é divulgar o trabalho de nossas associações e, sobretudo a cadeia do mel e seus benefícios, além de aproveitar o evento para contatos e parcerias, visando o aumento do consumo de mel que é muito baixo em nosso país se comparado a outros países. Queremos reverter essa questão cultural, ampliar o conhecimento de que o mel é um alimento”, explica Sérgio Eduardo da Silva Borges, presidente da Associação de Apicultores de Descalvado.

Meu dia pede Mel
O evento do Grupo Regional de Apicultores será realizado nos dias 28 e 29 de Julho, como parte das comemorações dos 150 anos da cidade de Araras. Estão programadas diversas atividades culturais, tendo o mel como pano de fundo.

No dia 28 de julho, às atividades tem início às 8h30, com palestras técnicas para apicultores abordando temas como Gestão do Apiário, Aplicação do Mel em Produtos Cosméticos e Coleta e Processamento do Pólen.

Na parte da tarde, a partir das 15h, será realizado um Espaço gourmet, apresentando os benefícios no consumo do mel para a saúde e com demonstração de receitas voltadas para dieta dos públicos infantil, adulto e idoso.

A atividade é voltada para empresários dos setores de Confeitaria, Padaria e Mercados, além do poder público, por meio da Secretaria da Educação e da Promoção Social. As ações acontecem no Auditório da Associação Comercial Industrial e Agrícola de Araras, localizada na Rua Tiradentes, 1316 – Centro .

No dia 29 de julho, a partir das 13h, o público poderá conferir nos vários estandes montados no Parque Ecológico Municipal e Cultural “Gilberto Rüegger Ometto”, produtos e informações sobre a o mel e a atividade apícola. A partir das 18h, o público poderá acompanhar um show com o músico Guilherme Arantes, finalizando as atividades do evento.













 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados