Descalvado, 24 de Setembro de 2018 Busca:   
Geral

Pesquisadores explicam a influência dos ciclos solares no dia a dia

20/07/2012

Sol passa por momento de intensa atividade, segundo astrofísico da USP.
Mudanças podem prejudicar a comunicação via celular, rádio e TV.


O sol está passando por um momento de intensa atividade, com explosões que acabam mandando partículas em direção à Terra. A mudança não afeta a quantidade de luz ou calor que o planeta recebe, mas interfere de outra forma no nosso dia a dia.

Segundo o astrofísico da USP de São CarlosLuiz Vitor de Souza, a cada 11 ou 12 anos um dos ciclos do sol chega ao fim. Este é o período que mais ocorrem as tempestades solares e explosões. Durante as explosões são liberadas partículas de eletricidade que deixam a rede elétrica sobrecarregada, o que faz com que elas sejam desligadas automaticamente.

O campo magnético do planeta torna este fenômeno mais comum no hemisfério norte. No Brasil, o risco de blackouts é menor, porém as tempestades solares podem prejudicar a comunicação por celular, rádio e TV, principalmente nas transmissões por satélite.

“Essas ondas eletromagnéticas irão percorrer um ambiente agora mais eletrificado. Isso afeta todos os sistemas de comunicação sem fio, que transmitem a mensagem por ondas eletromagnéticas. E isso pode fazer com que eles parem de funcionar”, diz o astrofísico.

Os ciclos do sol são mapeados por pesquisadores do mundo todo. Através deles é possível prever até quanto tempo o sol vai durar. “O combustível do sol não é infinito, ele tem uma quantidade de hidrogênio que pode queimar e quando isso acabar o sol ficará apago, irá virar uma estrela sem luz. O fenômeno deve ocorrer daqui a bilhões de anos.

Fonte: G1 São Carlos









Voltar


 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados