Mulher morre em Araraquara por H1N1

Mulher morre em Araraquara por H1N1

Webmaster 20/07/2012 - 13:12
Mulher de 52 anos estava internada desde o dia 7 de julho na Santa Casa.
Em todo o Estado de São Paulo, 14 pessoas morreram este ano.


A Secretaria de Saúde de Araraquara (SP) confirmou nesta quinta-feira (19) a primeira morte no ano pelo vírus H1N1 na cidade. Uma mulher de 52 anos estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa desde o dia 7 de julho e morreu na manhã desta quarta-feira (18) por complicações da gripe A.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, a mulher não tomou a vacina contra a gripe e deu entrada no hospital com quadro respiratório prejudicado e pertencia ao grupo de risco da gripe porque era hipertensa.

“A vacinação ocorre em toda a região e é importante para se prevenir”, afirmou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Estela Maura Cattelani. Um exame realizado na faringe da paciente diagnosticou a doença. “O exame só é feito em casos graves quando há a suspeita”, explicou. O laudo ficou pronto nesta quarta-feira (18).

Em todo o Estado de São Paulo, foram registrados 66 casos da gripe A e 14 pessoas morreram por complicações da doença, de acordo com o último levantamento divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde.

"Caso isolado"
Segundo o médico infectologista Rodolfo Telarolli Júnior, o caso em Araraquara é isolado. “Não tem porque as pessoas entrarem em desespero, mas todo cuidado é bom”, disse. Ele diz que algumas medidas são necessárias para evitar contrair o vírus e hábitos já esquecidos devem ser retomados para evitar o contágio. “É bom evitar locais fechados, lavar as mãos com água e sabão e voltar a rotina do álcool em gel, que já caiu no esquecimento da população”, afirmou.

Segundo ele, a vacina contra o vírus também é importante. “Quem tomou a vacina está imune, mas não há 100% de garantia porque já existem diversos vírus, mas é essencial”, disse.

Gestantes, pessoas com mais de 60 anos, com doenças crônicas, indígenas, crianças de seis meses a dois anos de idade, além dos profissionais da saúde devem receber a dose da vacina.
Todas as unidades de saúde e o Serviço Especial de Saúde de Araraquara (SESA) continuam aplicando a vacina contra a gripe A (H1N1) e outros dois tipos do vírus influenza - A (H3N2) e B.

Fonte: G1 São Carlos



Logo do Facebook Deixe seu comentário