Evento estimula consumo e apresenta benefícios do uso do mel

Evento estimula consumo e apresenta benefícios do uso do mel

Webmaster 02/08/2012 - 13:57
Apicultores de Descalvado marcam presença em estande na 2ª edição do evento Meu dia Pede Mel que teve como objetivo promover a atividade apícola.

Julho de 2012 – Os apicultores da Associação dos Apicultores de Descalvado (AADES) participaram nos dias 28 e 29 de Julho da segunda edição do Evento "Meu Dia Pede Mel", realizado, neste ano, na cidade de Araras–SP. A AADES conta, atualmente , com 15 apicultores, que participaram, nos dois dias de atividades, das ações técnicas e das atividades nos estandes de exposição dos produtos apícolas.

O evento é uma realização do Escritório Regional do Sebrae-SP em São Carlos, por meio da atuação do Grupo Regional de Apicultores, que envolve as associações do setor das cidades de Araras, Descalvado, Leme, Pirassununga e Rio Claro, promoveram nos dias 28 e 29 de julho a segunda edição do evento "Meu dia Pede Mel".

Nessa oportunidade, o evento foi realizado na cidade de Araras e contou com a parceria da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Araras (ACIA), da prefeitura do município e com a participação da Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores do Estado de São Paulo (FAAMESP).

Mais de 3 mil pessoas passaram pelo Parque Ecológico Municipal e Cultural “Gilberto Rüegger Ometto”, apreciando a exposição das associações de apicultores, com produtos e informações sobre o mel e a atividade apícola.

O Grupo Regional de Apicultores é assistido pelo Sebrae-SP desde de 2009 e é composto atualmente por 65 apicultores, apresentando, desde o início das atividades, uma evolução crescente na produção, passando de 160 toneladas produzidas em 2009 para 220 toneladas em 2012.

“Um dos principais objetivos do evento é justamente promover o crescimento e o sucesso da atividade apícola, gerando maior lucratividade e conquistando novos mercados regionais”, explicou Luís Adriano, consultor do Sebrae-SP.

Público diferenciado - Para tanto, o evento foi formatado visando atingir públicos diferenciados, concentrando, no primeiro dia de atividades, palestras técnicas para viabilizar o conhecimento, informação e inovação tecnológica para o apicultor, além de um encontro de negócios, por meio da realização de um espaço Gourmet, o qual reuniu representantes de confeitarias, padaria e mercados, com degustação de receitas feitas com mel.

O segundo dia de atividades foi voltado para a aproximação da população em geral com o tema, objetivando, sobretudo, permitir que o público conheça os benefícios do mel e sua utilização com um alimento saudável e nutritivo, ampliando o consumo do produto.
Consumidora assídua de mel, Marilda Ivani Laurindo, esteve presente no Parque Ecológico em Araras para prestigiar o evento. “Acho muito válido o formato do evento, com esse objetivo de promover o conhecimento sobre o mel. Consumo mel diariamente, todas as manhãs e também inclui o pólen na alimentação”, disse Marilda.

Resultados – Além do fortalecimento do grupo na promoção do produto, um dos principais resultados alcançados é a inserção dos apicultores como fornecedores para órgãos públicos. Através do Programa Nacional de Alimentação Escolar, o grupo tem fornecido periodicamente o mel em saches para escolas, além de alcançar um melhor valor na comercialização, elevando o preço médio por quilo.

Logo do Facebook Deixe seu comentário