Descalvado, 14 de Novembro de 2018 Busca:   
Geral

Evento estimula consumo e apresenta benefícios do uso do mel

02/08/2012

Apicultores de Descalvado marcam presença em estande na 2ª edição do evento Meu dia Pede Mel que teve como objetivo promover a atividade apícola.

Julho de 2012 – Os apicultores da Associação dos Apicultores de Descalvado (AADES) participaram nos dias 28 e 29 de Julho da segunda edição do Evento "Meu Dia Pede Mel", realizado, neste ano, na cidade de Araras–SP. A AADES conta, atualmente , com 15 apicultores, que participaram, nos dois dias de atividades, das ações técnicas e das atividades nos estandes de exposição dos produtos apícolas.

O evento é uma realização do Escritório Regional do Sebrae-SP em São Carlos, por meio da atuação do Grupo Regional de Apicultores, que envolve as associações do setor das cidades de Araras, Descalvado, Leme, Pirassununga e Rio Claro, promoveram nos dias 28 e 29 de julho a segunda edição do evento "Meu dia Pede Mel".

Nessa oportunidade, o evento foi realizado na cidade de Araras e contou com a parceria da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Araras (ACIA), da prefeitura do município e com a participação da Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores do Estado de São Paulo (FAAMESP).

Mais de 3 mil pessoas passaram pelo Parque Ecológico Municipal e Cultural “Gilberto Rüegger Ometto”, apreciando a exposição das associações de apicultores, com produtos e informações sobre o mel e a atividade apícola.

O Grupo Regional de Apicultores é assistido pelo Sebrae-SP desde de 2009 e é composto atualmente por 65 apicultores, apresentando, desde o início das atividades, uma evolução crescente na produção, passando de 160 toneladas produzidas em 2009 para 220 toneladas em 2012.

“Um dos principais objetivos do evento é justamente promover o crescimento e o sucesso da atividade apícola, gerando maior lucratividade e conquistando novos mercados regionais”, explicou Luís Adriano, consultor do Sebrae-SP.

Público diferenciado - Para tanto, o evento foi formatado visando atingir públicos diferenciados, concentrando, no primeiro dia de atividades, palestras técnicas para viabilizar o conhecimento, informação e inovação tecnológica para o apicultor, além de um encontro de negócios, por meio da realização de um espaço Gourmet, o qual reuniu representantes de confeitarias, padaria e mercados, com degustação de receitas feitas com mel.

O segundo dia de atividades foi voltado para a aproximação da população em geral com o tema, objetivando, sobretudo, permitir que o público conheça os benefícios do mel e sua utilização com um alimento saudável e nutritivo, ampliando o consumo do produto.
Consumidora assídua de mel, Marilda Ivani Laurindo, esteve presente no Parque Ecológico em Araras para prestigiar o evento. “Acho muito válido o formato do evento, com esse objetivo de promover o conhecimento sobre o mel. Consumo mel diariamente, todas as manhãs e também inclui o pólen na alimentação”, disse Marilda.

Resultados – Além do fortalecimento do grupo na promoção do produto, um dos principais resultados alcançados é a inserção dos apicultores como fornecedores para órgãos públicos. Através do Programa Nacional de Alimentação Escolar, o grupo tem fornecido periodicamente o mel em saches para escolas, além de alcançar um melhor valor na comercialização, elevando o preço médio por quilo.









Voltar


 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados