Descalvado, 19 de Dezembro de 2018 Busca:   
Brasil e Mundo

Alta no preço dos tomates respondeu por 25% da inflação oficial em julho

09/08/2012

A alta de 50% no preço dos tomates respondeu por um quarto da inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em julho (0,43%). “O tomate é um produto muito sensível, afetado pelas chuvas, pelo calor. Com as chuvas nas principais regiões produtoras, houve redução da oferta e da qualidade do fruto e isso elevou o preço a ponto de haver um aumento de 50%”, disse a coordenadora de Índices de Preços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Eulina dos Santos.

As chuvas afetaram também produtos como a cenoura, que teve inflação de 17,81% em julho. Na média, os alimentos subiram 0,91% no mês passado, respondendo por metade da inflação oficial no período. Segundo o IBGE, a alta nos preços foi provocada não só por questões climáticas, mas também pela redução da área plantada de lavouras como o feijão e pelo aumento do preço internacional de produtos como a soja.

Alguns alimentos, no entanto, tiveram queda nos preços, como as carnes, que tiveram taxa de –1,13%, devido ao aumento do número de animais abatidos no país naquele mês.

Os alimentos acumulam alta de 4,19% no ano e de 8,67% no mês. Com a alta no preço dos alimentos e de despesas pessoais em julho, o IPCA acumulado em 12 meses subiu pela primeira vez depois de nove quedas consecutivas e chegou a 5,2%.

Agência Brasil









Voltar


 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados