Descalvado, 16 de Novembro de 2018 Busca:   
Região

Defesa Civil teme desabastecimento de água caso não haja economia, em Porto Ferreira

20/08/2012

Rio Mogi-Guaçu, que abastece Porto Ferreira, está abaixo do nível normal.
Empresa investe em melhorias e conscientização dos moradores.


A Defesa Civil de Porto Ferreira (SP) teme um desabastecimento de água, caso a população não economize. Por causa da estiagem, o Rio Mogi-Guaçu, que abastece a maior parte da cidade, está quase dois metros abaixo do nível normal.

De acordo com a Defesa Civil, há mais de 30 dias não chove em Porto Ferreira e a previsão é de que continue assim pelo menos até o fim deste mês. “O nível do rio já está numa fase crítica, tende a se agravar daqui por diante”, explicou o coordenador da Defesa Civil, Sebastião Camilo do Nascimento.

Ao todo, 90% da água utilizada pra abastecer a cidade vem do Rio Mogi-Guaçú. Nesta época de seca, a atenção aumenta e o nível do rio é monitorado diariamente. Atualmente, ele está quase dois metros abaixo do nível normal, o que é um sinal de alerta. “Há uma captação um pouco menor e que exige, por parte da população, um consumo mais racional de água. Para evitar o desperdício, para que não haja falta”, ressaltou Nascimento.

Para garantir água aos 51 mil moradores, mesmo durante a estiagem, a empresa responsável pelo fornecimento fez diversas melhorias, principalmente na captação. “A água é um bem finito, então o uso consciente é muito importante para todos”, disse o gerente de operações, Cleber Savi.

Um laboratório móvel leva as informações sobre como utilizar a água com responsabilidade. “Tomar banhos rápidos, observar vazamentos em torneiras. Às vezes um gotejamento de torneira não parece nada, mas no final do mês é um volume grande de água que ela acabou gastando”, disse a técnica em laboratório Ana Paula e Souza.

O projeto percorre os bairros para mostrar à população que todos precisam colaborar para que a água não falte. “Você tendo a consciência da utilização da água, você nunca desperdiça e sempre está economizando”, destacou a dona de casa Benedita Donizate.

Fonte G1 São Carlos









Voltar


 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados