Gilson reitera a necessidade do tombamento histórico da antiga Estação Ferroviária

Gilson reitera a necessidade do tombamento histórico da antiga Estação Ferroviária

Webmaster 05/09/2012 - 14:05
Atual 1º Secretário da Mesa Diretora do Legislativo, o vereador Gilson dos Santos Rodrigues (PT), reiterou solicitação para que o Executivo adote as medidas cabíveis para o tombamento histórico da antiga Estação Ferroviária da Aurora.

O objetivo de Gilson, segundo fez questão de destacar, é um só: preservar a história descalvadense.

O tombamento é o ato de reconhecimento do valor cultural de um bem, que o transforma em patrimônio oficial e institui regime jurídico especial de propriedade, levando-se em conta a função social do imóvel.

Esse ato coloca sob a tutela pública os bens móveis e imóveis, públicos ou privados que, por suas características históricas, artísticas, estéticas, arquitetônicas, arqueológicas, ou documental e ambiental, integram-se ao patrimônio cultural de uma localidade.

Na propositura em que abordou o assunto, Gilson destaca ainda que por meio do tombamento é concedido ao bem cultural um atributo para que nele se garanta a continuidade da memória. Vale destacar que o tombamento não retira a propriedade do imóvel e nem implica seu congelamento, permitindo transações comerciais e eventuais modificações, previamente autorizadas e acompanhadas.

“Existem em Descalvado, inúmeros imóveis que são as raízes de parte da nossa história. Um deles, está merecendo maior atenção por parte do Poder Público, a antiga Estação da Aurora, situada na região do Horto Florestal da Aurora”, defendeu durante seu pronunciamento na segunda-feira (3).

Não é a primeira vez que Gilson aborda o assunto no Legislativo e após defender mais uma vez a importância deste passo, ele reivindicou que o Poder Executivo adote as medidas cabíveis e legais para o tombamento histórico da Estação, com vistas à preservação da memória da população descalvadense.

Voltar
Logo do Facebook Deixe seu comentário