PROERD – A prevenção da criança é a chave para o futuro do cidadão

PROERD – A prevenção da criança é a chave para o futuro do cidadão

Webmaster 18/10/2012 - 11:02
Visando cumprir sua missão, a Polícia Militar vem aplicando nas escolas o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD, que consiste em uma iniciativa conjunta da Polícia Militar, escolas e comunidade com o objetivo de prevenir o uso indevido de drogas entre os jovens.

O Programa está sendo aplicado em Descalvado, há 12 (doze) anos e já formou no total 6.000 (seis mil) crianças.

A partir deste ano o PROERD passou a ser coordenado pelo Cabo de Polícia Militar José Edmir Valentim (Cabo Mir), que conta com mais de vinte anos de serviço Policial.

É um trabalho educativo e preventivo que se baseia na demonstração de modelos de vida saudáveis da criança, através de 10 (dez) lições em sala de aula, objetivando melhorar a autoestima, reduzir a ansiedade e ensinar técnicas de relaxamento, além da apresentação de alternativas positivas para desviar as crianças do caminho das drogas e da violência.

O PROERD é aplicado em escolas da rede pública estadual, municipal e privada destinando-se principalmente aos alunos do 5º ano, na faixa etária entre (09 e 11 anos) e pela primeira vez em Descalvado o programa também está sendo aplicado aos alunos do 7º ano, também com o objetivo de prepará-los a evitarem o envolvimento com as drogas e a violência, justamente quando estão ingressando na pré-adolescência.

“Para mim está sendo um desfio aplicar o PROERD no ciclo II para os alunos da 6ª série (7º ano), pois se trata do meu primeiro ano como instrutor e as aulas são em uma linguagem diferente daquelas abordadas com as crianças do 5º ano”.

As aulas do ciclo I (5º ano) tem uma abordagem mais direcionada ao uso de drogas, seus efeitos na saúde e na sociedade, como resistir as ofertas de drogas e situações de Bullying, enquanto que a abordagem do ciclo II (7º ano) os temas são direcionados ao comportamento dos jovens em relação ao uso abusivo de drogas, situações de oferta de drogas e situações de violência e desvios de conduta, onde o programa apresenta um modelo de tomada de decisão baseada na responsabilidade, no respeito a si próprio e aos outros e na realidade, incentivando o aluno a pensar antes de tomar suas decisões.

O PROERD visa que sua aplicação nas escolas minimiza comportamentos inadequados dos estudantes, influencia no relacionamento familiar, demonstrando que pais deixam de fumar e ingerir bebidas alcoólicas na presença de seus filhos e melhora o relacionamento entre polícia e comunidade.

Acompanhe o PROERD Descalvado na Internet!
Blog: proerddescalvado@blogspot.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/proerddescalvado










Logo do Facebook Deixe seu comentário