Brotas é a primeira cidade da região a ter o pré-natal para homens

Brotas é a primeira cidade da região a ter o pré-natal para homens

Webmaster 23/10/2012 - 08:56
Objetivo do projeto é diagnosticar doenças sexualmente transmissíveis.
De cada dez pais, seis já participam das consultas com as mães.


Brotas (SP) é a primeira cidade da região a oferecer o pré-natal do homem gratuitamente. O programa da Secretaria de Estado da Saúde é realizado em 45 municípios paulistas. A adesão masculina não para de crescer e, hoje, de cada dez pais, seis já participam das consultas.

Assim como as gestantes, os homens também passam por uma série de exames gratuitos. O objetivo é diagnosticar doenças sexualmente transmissíveis. “Hepatite, sífilis e HIV, prevenindo assim que se transmita para o bebê”, afirmou a enfermeira Eunice de Cerqueira Leite.

Em Brotas, o monitor desportivo Marcelo Apolinário de Oliveira acompanha há quatro meses a esposa, a costureira Alexsandra Silva, em todas as consultas de pré-natal.

A mamãe de primeira viagem sabe da importância do marido também fazer o pré-natal. “Para prevenir que a criança não venha com nenhum tipo de doença, então você já fica segura de que o bebê está com saúde e vai nascer com saúde”, disse.

Oliveira disse que não abre mão de estar junto dela e do bebê. “Cada etapa da gestação e depois. Eu acompanho tudo isso. Se ela engorda, eu também engordo um pouquinho. Então a gente vai ajudando e acompanhando e isso que é mais importante e mais legal”, destacou.

As futuras mães apoiam a participação dos parceiros. “Não é só fazer, tem que acompanhar também. Porque a gente fica mais sensível, mais insegura e quando sente o companheirismo, a gente se sente mais confiante”, afirmou a auxiliar de serviços gerais Carla Gracieli da Silva.

Fonte: G1

Logo do Facebook Deixe seu comentário