28 alunos se formam em cursos do Senai de pedreiro revestidor e auxiliar de mecânico autom

28 alunos se formam em cursos do Senai de pedreiro revestidor e auxiliar de mecânico automotivo ofer

Webmaster 06/11/2012 - 11:31
28 alunos do Centro Municipal de Formação Profissional Prof. Antonio Anésio Faria Casati, a escola de cursos profissionalizantes da Prefeitura Municipal de Descalvado, receberam anteontem, quarta-feira, certificado de conclusão dos cursos profissionalizantes de pedreiro revestidor – 15 alunos – e de auxiliar de mecânico automotivo – 13 alunos – ministrados pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem).

Os cursos foram oferecidos gratuitamente aos moradores de Descalvado devido a convênio firmado entre a prefeitura e a instituição, que está ligada à Fiesp (Federação Nacional das Indústrias do Estado de São Paulo) e à CNI (Confederação Nacional da Indústria).

O curso de pedreiro revestidor ensina processos construtivos relativos a revestimentos de argamassa e cerâmicos em paramentos horizontais e verticais. O curso de auxiliar de mecânico automotivo, por sua vez, busca o desenvolvimento de competências relativas à manutenção preventiva e corretiva de automóveis, de acordo com normas e procedimentos técnicos, ambientais e de segurança. Ambos os cursos têm a mesma duração: 160 horas.

A formatura dessa turma de alunos representa não só o ingresso de mais profissionais qualificados no mercado de trabalho, mas também a marca histórica de quase 900 certificados de conclusão de cursos profissionalizantes entregues nos últimos três anos e 10 meses pelo governo municipal, por intermédio da Seção Municipal de Escolas e Cursos Técnicos e Profissionalizantes.

A marca se soma a outro feito registrado em Descalvado ainda no passado: a média de um diploma de curso profissionalizante entregue a cada dois dias.

A oferta crescente de mão de obra qualificada no município é resultado de um conjunto de políticas públicas que o Poder Executivo local vem colocando em prática para promover o desenvolvimento econômico da cidade, aumentando a geração de empregos e renda para a população.

O oferecimento de cursos profissionalizantes do Senai, do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e do CEETEPS (Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza), autarquia do governo do Estado de São Paulo que administra as Etecs (Escolas Técnicas Estaduais) e as Fatecs (Faculdades de Tecnologia), foi uma medidas tomadas pela administração pública municipal para qualificar a mão de obra local e atrair as empresas que buscam profissionais capacitados.

Com isso, a população descalvadense passou a ter acesso gratuito a cursos profissionalizantes que antes podiam ser frequentados apenas em outros municípios, o que acarretava despesas com transporte, alimentação e com as mensalidades do curso. Pedreiro Assentador, Eletricista Instalador, Marceneiro, Informática Básica, Logística são apenas alguns exemplos dos cursos que passaram a ser oferecidos gratuitamente em Descalvado ainda a partir de 2009.

Em setembro do ano passado, a Prefeitura Municipal inaugurou o Centro Municipal de Formação Profissional Prof. Antonio Anésio Faria Casati, uma escola repleta de equipamentos modernos e com toda a estrutura necessária para abrigar cursos profissionalizantes de Torneiro Mecânico, Soldador Básico, Mecânico de Automóveis, Auxiliar de Mecânico Automotivo e Costura Industrial.


Logo do Facebook Deixe seu comentário