Luiz Carlos pleiteia UPA 24H para Descalvado

Luiz Carlos pleiteia UPA 24H para Descalvado

Webmaster 14/11/2012 - 09:22
Unidade apresente complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as Portas de Urgências Hospitalares.

Com propositura apresentada durante a 41ª Sessão Ordinária, o vereador Luiz Carlos Viana (PPS) está interpelando o Ministério da Saúde na busca pela instalação de uma Unidade de Pronto Atendimento, a UPA 24 H.

A UPA consiste em uma Estrutura de Complexidade Intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as Portas de Urgências Hospitalares. “É crescente a demanda no sistema de saúde na cidade de Descalvado, seja pelo crescimento da população, seja frente à expansão econômica que atravessa nosso Município, seja pelos seguimentos de Educação, Industrial, Comercial e no setor de Serviços, inclusive, consolidado pelo volume de investimentos que temos recebido das esferas estadual e federal”, ressalta Luiz Carlos.

Há algum tempo, o parlamentar vem destacando esta necessidade no Plenário da Câmara Municipal. Na sessão ordinária do dia 1º de setembro de 2010, apresentou um primeiro requerimento direcionado ao Ministério da Saúde solicitando a implantação de uma UPA em Descalvado e voltou a fazê-lo no decorrer desta semana.

Segundo disse, o Ministério da Saúde tem divulgado Portaria (datada de novembro de 2011), que redefiniu as diretrizes para implantação do Componente Unidade de Pronto Atendimento em conformidade com a Política Nacional de Atenção às Urgências, sendo que, ficou estabelecido que as ações da UPA deverão ser incluídas nos Planos de Ação Regional das Redes de Atenção às Urgências.

“O Ministério da Saúde tem ressaltado que, para habilitação da UPA, o município ou estado interessado deverá encaminhar proposta pactuada na Comissão Intergestores Bipartite”, explicou Luiz Carlos.

Tendo em vista este cenário, o vereador voltou a pedir ao Prefeito Municipal, Luís Antônio Panone (PPS), que envide esforços no sentido de, conforme orientação do próprio Ministério, encaminhar proposta à referida Comissão, conhecida como CIB.

As UPAS são integrantes do componente pré-hospitalar fixo em conformidade com a política nacional de atenção às urgências


Logo do Facebook Deixe seu comentário