3ª Virada Inclusiva complementa ações da Seção dos Direitos da Pessoa com Deficiência

3ª Virada Inclusiva complementa ações da Seção dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Webmaster 07/12/2012 - 10:57
Cerca de 50 pessoas participaram da mobilização em Descalvado, cujo intuito é o da conscientização da verdadeira inclusão social

Comemorando o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (dia 03 de dezembro), pelo terceiro ano consecutivo a Seção dos Direitos da Pessoa com Deficiência realizou mais uma Virada Inclusiva, evento este realizado em todo o Estado de São Paulo, no período de 01 a 03 de dezembro.

Em Descalvado, a mobilização aconteceu no sábado, dia 01, iniciando-se com um passeio com o Trenzinho da Aurora, cuja saída se deu no Jardim Velho. Cerca de 50 pessoas, além do prefeito Luís Antônio Panone e a primeira-dama, Joselisa Paschoal Panone e, o Chefe da Seção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Gismar Manoel Mendes, estiveram participando das atividades, que culminou com um café na manhã no Ginásio de Esportes Oswaldo Cardoso.

De acordo com Gismar, o evento tem como finalidade mobilizar a sociedade e todos os segmentos a fim de se conscientizarem sobre a verdadeira inclusão social.

Administração trouxe demanda da pessoa com deficiência para o poder público. A necessidade de políticas públicas voltadas para essa parcela da população foi contemplada na gestão pública.

A começar criou a Seção da Pessoa com Deficiência colocando à sua frente um profissional que, além de reunir as condições técnicas, também conhece as suas necessidades. Com três anos de existência a Seção mudou a realidade destas pessoas.

Foram cadastradas localmente 400 pessoas com deficiência; implantado um banco de cadeiras de rodas, muletas e andadores, os quais são emprestados sem ônus, aos munícipes que deles necessitam.

A Seção dos Direitos da Pessoa com Deficiência em parceria com as Secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social e Saúde, encaminha os pedidos por próteses e órteses – o que tem dado certo, já que 65 pessoas foram beneficiadas.

Também através da Seção, foram viabilizadas dezenas de vagas no mercado de trabalho para as pessoas com deficiência, o que tem promovido a inclusão social e o cumprimento da Lei de Cotas. Na Educação, hoje há sala específica com professor de Libras e mais que isso, a disponibilidade de um ônibus escolar adaptado (com elevador).

Desde 2009, todas as obras, reformas e revitalizações de espaços e prédios públicos contemplam rampas e dispositivos de acesso.

“Mas outras conquistas já estão a caminho: estamos com a documentação pronta para a implantação do Selo Oficial de veículo para pessoa com deficiência e, em 2013 temos dois objetivos primordiais que são exatamente a regulamentação do selo e a viabilização junto ao Governo Federal o passe livre para a pessoa com deficiência. Aliás, está é uma das nossas bandeiras aqui na III Conferência Nacional da Pessoa com Deficiência”, destacou Gismar, o qual esteve participando do referido evento, em Brasília, uma vez que é Delegado e representa a Região de Ribeirão Preto e Araraquara.



Logo do Facebook Deixe seu comentário